1_pmdb_1238.jpg.g

Evento vai marcar acordo entre o Cibapar e a Unesco

O Consórcio Intermunicipal da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba (Cibapar) vai realizar, no dia 31 de janeiro, o 2º Fórum de Prefeitos da Bacia do Paraopeba, no auditório do Instituto Inhotim, a partir das 10h.

O encontro será palco do acordo entre o Cibapar e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e da apresentação do projeto de monitoramento do Rio Paraopeba.

O Fórum vai discutir questões como o abastecimento da água, implantação de estações de tratamento de esgoto, a dispensa e o tratamento de resíduos sólidos, além de enchentes e despoluição do curso d´água.

A Bacia do Rio Paraopeba possui 12.054 km² de extensão – o que corresponde a 2,5% do Estado de Minas-, engloba 48 municípios e tem quase 2 milhões e meio de habitantes, segundo o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esgotos domésticos e resíduos industriais despejados em seu curso implicam em problemas como o comprometimento da qualidade das águas, falta de oxigenação e morte da vida aquática, enchente, erosão, entre outros.

O 2º Fórum de Prefeitos da Bacia do Paraopeba reunirá políticos representantes dos 48 municípios que formam o Cibapar. Além disso, estão confirmados: o presidente em exercício do PMDB em Minas, deputado federal Saraiva Felipe, e o senador Clésio Andrade.

Sobre o Cibapar

Criado em 1994, o Cibapar (Consórcio Intermunicipal da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba) é uma entidade civil sem fins econômicos. Reconhecido como o primeiro consórcio intermunicipal de Minas Gerais e o segundo do Brasil a adotar a bacia hidrográfica como território de referência para sua constituição legal, é formado por 48 municípios.

O Cibapar tem como prioridades a cooperação mútua do planejamento e execução de serviços, obras e atividades de interesse comum dos participantes, além de apoio técnico, legal, político e institucional do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

Dentre as instituições parceiras no desenvolvimento de ações integradas e projetos socioambientais e de educação ambiental destacam-se: Ministério do Meio Ambiente; Agência Nacional de Águas – ANA; Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMAD; Instituto Estadual de Florestas – IEF; Instituto de Gestão das Águas – IGAM; Petrobras e o Consórcio de Desenvolvimento do Alto Paraopeba – CODAP.