1_pmdb_1110.jpg.g

O ministro da Agricultura, Antonio Andrade, declarou nesta terça-feira, 28 de maio, que o próximo Plano Agrícola Pecuário 2013/2014 será forte em crédito, seguro, armazenagem e irrigação.

O anúncio foi feito durante a participação no Fórum Regional sobre Logística: Realidade e Tendências, debate que faz parte da programação da Bahia Farm Show, evento realizado na cidade de Luís Eduardo Magalhães (BA).

Entre as medidas estão a redução da taxa de juros e o aumento dos limites de financiamento, além do lançamento do Plano Nacional de Armazenagem, ação que tem por objetivo garantir os estoques reguladores e apoiar a comercialização de grãos.

“Queremos que o produtor tenha condições de armazenar sua produção, principalmente, durante o período da entressafra. A intenção do governo é de estimular a construção de armazéns privados. Mas onde a iniciativa privada não chegar, teremos armazéns públicos”, reforçou o ministro.

Antônio Andrade adiantou que está prevista a construção de um armazém em Luís Eduardo Magalhães, com capacidade de até 150 mil toneladas de grãos.

Canal Azul

Durante a abertura do Farm Show, Antonio Andrade informou ainda que o Canal Azul, lacre eletrônico que vai desembaraçar e agilizar o embarque de produtos agropecuários nos portos brasileiros em até quatro dias, está em teste nos portos de Navegantes e Santos.

Atualmente dez empresas já aderiram à iniciativa. “Nossa meta é implantar o sistema em todos os portos do País e beneficiar também o embarque de grãos”, informou o ministro.

O ministro ressaltou a importância de eventos que proporcionem aos produtores contato com inovações e soluções tecnológicas “O crescimento contínuo do agronegócio pode ser explicado de várias formas, mas o principal fator é o aprimoramento da estrutura por trás desse mercado, seja devido às pesquisas ou ao alinhamento entre Governo e o setor privado”.

A Bahia Farm Show é considerada uma das mais importantes feiras de tecnologia agrícola e negócios do país. O evento registrou um volume de negócios de R$ 595 milhões em 2012 e teve visitação de 60.000 pessoas.

Assessoria de Comunicação Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (PMDB-MG)