Assembleia apoia campanha nacional de prevenção ao suicídio

20170905_115421_001-1-1-1

Pelo terceiro ano consecutivo, a Assembleia adere à campanha de conscientização Setembro Amarelo, que visa alertar a sociedade sobre a prevenção de suicídio. O tema deste ano chama atenção para a importância de se falar sobre o assunto. A ação é nacional e tem o Centro de Valorização da Vida (CVV) como um de seus idealizadores.

Desta sexta-feira (8)) até o dia 15 de setembro, o Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, no Palácio da Inconfidência, ficará iluminado com a cor amarela. A iluminação é a forma utilizada para identificar os locais públicos que apoiam a causa.

O assunto também ganhará atenção especial no próximo domingo (10), data em que é lembrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Em Belo Horizonte, será realizada uma caminhada na Praça da Liberdade, a partir das 9 horas, promovida pela Associação Mineira de Psiquiatria (AMP) e pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A iniciativa conta com o apoio da Assembleia.

Números – As estatísticas acerca dos casos de suicídios alertam para a importância de mobilizar a população para prevenir o problema. Segundo uma pesquisa divulgada pelo Senado Federal, em 2017, a cada 45 minutos uma pessoa se suicida no Brasil e 199 se suicidam ao redor do mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o 8º País com o maior número de suicídios.