1_pmdb_1166.jpg.g

Desta vez, a eleição será aberta, em função da Emenda 91, que extinguiu o voto secreto na Casa.

Em Reunião Extraordinária de Plenário, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) elege, nesta terça-feira (27/8/13), às 20 horas, o novo 1º-vice-presidente da Mesa, que substituirá o deputado José Henrique (PMDB), falecido dia 20. Desta vez, o escrutínio será aberto, em função da promulgação, em julho passado, da Emenda 91 à Constituição do Estado, que extingue o voto secreto na Casa. A votação será simbólica – para se manifestarem a favor, os deputados permanecem como estão no momento da escolha; e se forem contra, mudam de posição.

Por enquanto, o único candidato registrado é o deputado Ivair Nogueira, também do PMDB. Mas, conforme o Regimento Interno da Assembleia, qualquer parlamentar pode registrar a candidatura até duas horas antes da eleição, no setor de protocolo da Gerência Geral de Plenário.

Natural de Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte), Ivair Nogueira é engenheiro civil, advogado e empresário. Exerce seu quinto mandato consecutivo na ALMG, onde ingressou em 1995. Assumiu o primeiro cargo público em 1984, na Secretaria de Obras de Betim. Foi vice-prefeito (1989-1990) e prefeito (1991-1992) do município.
Assessoria de Comunicação Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG)