Audiência_6

Durante audiência pública realizada a pedido do deputado Iran Barbosa, o vereador de Ribeirão das Neves, Ramon Filho do Girico, cobrou agilidade na transferência de pacientes das UPA’s da cidade, para atendimento adequado em Belo Horizonte. Segundo ele, a população do município vem sofrendo grandes dificuldades para conseguir atendimento na capital mineira, alguns nem chegam a tempo de ser atendidos.

De acordo com o assessor da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Hilton Brant, há uma triagem que verifica as condições de saúde de cada paciente, sendo prioritário o atendimento dos casos mais graves.

Deputados que participaram da audiência criticaram a falta de repasse de recursos do Estado para os municípios. Iran Barbosa apontou que a situação da saúde é muito grave. Segundo ele, a Capital atende um grande número de pacientes que não é do município. E isso sobrecarrega a rede. Ele aproveitou para elogiar o prefeito Alexandre Kalil, que está assumindo responsabilidades da saúde que deveriam ser do Estado, ajudando a manter o funcionamento de diversos hospitais públicos com recursos da prefeitura.

Por último, Iran falou que existem sete deputados mais votados que ele em Ribeirão das Neves, e que a população precisa mobilizar esses parlamentares para ter mais força dentro da Assembleia e do próprio Governo. Ele ainda defendeu que o município entre na justiça para receber valores devidos pelo Estado.