14-09 Audiência discute Base Nacional Comum Curricular

Na próxima semana a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais discutirá, em audiência pública, a Base Nacional Comum Curricular. A reunião é resultado de requerimento apresentado pela presidente da Comissão, deputada Celise Laviola (PMDB).

Segundo a parlamentar, discutir a Base Nacional Comum Curricular é fundamental para entender como se dá o processo de aprendizagem de conteúdos considerados fundamentais no Brasil. “A educação é base para desenvolvimento dos cidadãos e cria meios para que exerçam, de forma plena e consciente, a cidadania.

Uma base comum, em um território continental como o nosso, merece atenção e, por isso, realizaremos uma audiência pública para tratar o tema e seus impactos em Minas Gerais”, disse Celise.

A Base Nacional Comum Curricular é um documento que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. A Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino dos estados, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.