1_pmdb_978.jpg.g

O deputado estadual Tadeu Martins Leite participou da solenidade de entrega oficial de 40 instrumentos musicais adquiridos para a Banda Municipal de Montes Claros por meio de verba no valor de R$ 55 mil, fruto de emenda parlamentar de sua autoria. A indicação tornou possível o Convênio nº 3.822 firmado entre o município e a Secretaria de Estado de Cultura. O evento ocorreu no início da noite de quinta-feira (07/03) no hall da Prefeitura de Montes Claros, com a presença de autoridades locais e representantes da classe artística da cidade.

“São pequenos gestos como este que podem fazer a diferença. Quando nos trouxeram a ideia de montar a primeira banda de música de Montes Claros, prontamente atendemos esse pedido da classe cultural da cidade”, lembrou Tadeu Martins Leite em seu discurso. “Estamos conseguimos enxergar aqueles sonhos do início do mandato se tornarem realidade assim também como nas áreas do esporte e da educação, a exemplo das academias ao ar livre, que estão fazendo sucesso, sendo 12 viabilizadas através de nossa emenda, além de reformas na pista de cooper da Avenida Mestra Fininha, e de cursos de qualificação profissional para jovens. Igualmente temos que incentivar cada vez mais a cultura na nossa cidade”, completou.

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro, esteve presente no início da solenidade, após ter participado, pouco antes, de reunião de prestação de contas regional da ALMG em Montes Claros e ressaltou a importância de incentivar a arte e a música. “Sobretudo as pessoas que têm essa vocação”, frisou.

O prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz, afirmou que lutará para proporcionar ainda mais estrutura para a Banda de Música contemplando seus integrantes, entre servidores municipais e voluntários, com cargos específicos a serem criados através de concurso público. “É possível ser músico profissional e ter uma renda digna para sobreviver”, disse.

A Banda de Música de Montes Claros foi viabilizada pela Lei Municipal nº 4.236, de 9 de junho de 2010, com objetivos de difundir a música instrumental, fomentar a cultura, executar concertos locais, participar de desfiles, solenidades, festividades e datas cívicas, desenvolver atividades junto à rede municipal de educação e promover cursos de formação musical.

O secretário municipal de Cultura da época, Ildeu Braúna, falou da concretização do projeto por iniciativa de seu trabalho à frente da pasta, que contou com apoio do deputado Tadeu Martins Leite para compra dos instrumentos musicais. “A continuidade de projetos de uma administração para outra é virtuosa. A Banda de Música é a tradição mais importante de Minas Gerais e tem seu alcance social”, considerou. “Vamos fazer a melhor banda do interior do Estado”, acrescentou o atual secretário de Cultura, Carlos Muniz. “É um momento histórico para a cidade”, observou a primeira-dama Raquel de Queiroz Muniz.

A primeira participação oficial da Banda Municipal de Música de Montes Claros deverá ocorrer durante as comemorações do aniversário do município no próximo dia 3 de julho.

Assessoria de Comunicação Deputado Estadual Tadeu Martins Leite (PMDB-MG)