20170215_104620

Os blocos e as lideranças para a 3ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura da ALMG estão definidos. O anúncio oficial foi feito durante Reunião Ordinária de Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quarta-feira (15). O bloco Minas Melhor, que reúne os deputados da base governista, será liderado pelo deputado André Quintão (PT), que assume o lugar do companheiro de partido, deputado Rogério Correia e Tadeu Martins Leite (PMDB) passa a liderar a maioria no lugar do deputado Vanderlei Miranda. Os outros blocos já haviam confirmado seus líderes. Gustavo Corrêa (DEM) continua liderando o bloco de oposição e Agostinho Patrus (PV), o bloco intitulado independente.

Na última quarta-feira, André Quintão reforçou o pedido à bancada de oposição para que não tente trazer, para Minas, crises que acontecem fora do estado, referindo-se às greves e mobilizações dos servidores de segurança pública que resultaram em agravamento da violência nos estados do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. O parlamentar ainda alertou para os problemas causados em situações como estas. “Qualquer reivindicação deve ser ouvida, mas a população não pode ser prejudicada. Não devemos criar um clima como o do Espírito Santo ou do Rio de Janeiro, isso não é da índole do mineiro”, afirmou o parlamentar.

O deputado também esclareceu os objetivos pretendidos para 2017. “Esperamos um ano de diálogo e harmonia, com defesa dos principais interesses dos mineiros, tais como segurança pública, saúde e educação, além de fortalecer a rede de proteção social no estado”, disse. Ainda segundo o parlamentar, uma das prioridades do governo estadual para este ano, será criar condições para o desenvolvimento econômico e social sustentável, de forma que as políticas públicas beneficiem todas as regiões do Estado.

André Quintão afirmou também que o governo precisa de tranquilidade para trabalhar e que a Assembleia Legislativa deve focar sua intervenção em resultados, mantendo a interlocução com os movimentos sociais, em uma atuação coletiva. Questionado sobre o trabalho que realizará junto com Tadeu Martins Leite (PMDB) que assumiu a liderança da maioria, o parlamenter disse que Tadeuzinho apesar de jovem tem uma vasta experiência parlamentar e um trânsito muito grande com os demais partidos que integram a base de governo. “Tenho certeza que vamos fazer um trabalho compartilhado, fortalecendo a unidade que tanto faz bem para as políticas públicas e para a sustentação do governo na Assembleia”, observou Quintão.
Segundo Tadeu, o diálogo será uma das principais ferramentas de seu trabalho à frente da bancada. “O maior desafio será dar continuidade ao trabalho de Vanderlei Miranda, defendendo o bloco e as pautas do governo junto aos deputados. Liderar é dialogar. Fizemos isso na Comissão de Constituição e Justiça, na Secretaria e, agora faremos na liderança da Maioria”, afirmou o parlamentar.

Tadeu não dúvida da harmonia no trabalho que será realizado por ele em conjuinto com o líder do bloco Minas Melhor, deputado André Quintão. “André já enfrentou muitos desafios, é experiente. Tenho certeza de que esta parceria dará certo”.