Campanha alerta para a prevenção do câncer de próstata

Novembro Azul

Mais uma campanha mundial recebe o apoio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), desta vez o Novembro Azul. Nas duas próximas semanas, a parede de mármore do Palácio da Inconfidência, sede do Poder Legislativo mineiro, fica iluminada com a cor que representa a iniciativa.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), foram diagnosticados 61,2 mil novos casos somente no ano passado.

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos busquem avaliação médica regular. Segundo a entidade, aqueles da raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar a prevenção aos 45 anos.

Uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura principalmente as de origem animal – ajuda a diminuir o risco de câncer. Fazer atividade física, manter o peso adequado, diminuir o consumo de álcool e não fumar também são atitudes que reduzem a incidência da doença.

A campanha também será veiculada nas redes sociais, na rádio Assembleia e na TV Assembleia. Com o slogam “Faça da prevenção a sua bandeira. Sua saúde não é piada”, as peças alertam para necessidade de hábitos saudáveis e realização de exames preventivos.