Comissão de Minas e Energia

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) anunciou, nesta terça-feira (13/10), em audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o plano para universalizar o fornecimento de energia elétrica que inclui a necessidade atual (cerca de 30 mil residências) e as estimativas de demandas futuras, totalizando quase 55 mil ligações na zona rural mineira, distribuídas em 774 municípios do Estado.

Energia Elétrica leva desenvolvimento econômico e social ao meio rural

Segundo o deputado João Alberto (PMDB), autor do pedido para a realização da audiência pública, pesquisa feita com agraciados pelo Luz para Todos (programa do Governo Federal criado em 2003 e realizado em parceria com os governos estaduais) mostrou a satisfação de mais de 98% dos usuários. Além disso, 88% das moradias foram melhoradas a partir do acesso à energia; mais de 50% dos agraciados aumentaram sua renda e mais de 40% entraram no ensino escolar noturno.

“É muito bonito ver os relatos da chegada de energia elétrica no meio rural. É realmente transformador, os dias ficam maiores e contribui, ainda, para elevar a autoestima dos beneficiários”, destacou o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), João Cruz Reis Filho. Em sua opinião, é possível cumprir a meta mineira de fazer, até 2018, 55 mil ligações. “Mesmo as feitas em comunidades mais isoladas, onde o custo é maior”, ressaltou.