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Usando a tribuna da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na tarde desta terça-feira (26/03), o deputado estadual Tadeu Martins Leite, pediu explicações oficiais da Cemig sobre os constantes apagões que vem sendo registrados em Montes Claros, principalmente no mês de março deste ano.

“as interrupções têm sido frequentes e as mais graves foram registradas nos dias 13 e 25, quando ocorreram apagões com duração de quase uma hora cada, e em alguns bairros chegou a faltar energia por mais de três horas”, denunciou o parlamentar como justificativa para aprovar em plenário o pedido de explicações da empresa estatal.

O deputado acredita que é necessário que haja esclarecimento sobre a forma como vem sendo feita a manutenção das redes de transmissão da Cemig em Montes Claros e região, já que existe a suspeita de que, com a terceirização de grande parte deste trabalho, a qualidade tenha sido afetada.

Em seu pronunciamento, Tadeu Martins Leite lembrou que Minas Gerais paga, hoje, uma das energias mais caras do Brasil, e que, apesar disso, problemas no fornecimento, principalmente em Montes Claros e na região Norte, vem causando transtornos e prejuízos à população. O deputado protocolou na Comissão de Minas e Energia, a realização de uma audiência pública em Montes Claros para discutir as falhas no fornecimento de energia no município e região, com a participação de autoridades e diretores da Cemig, além da população.

Na justificativa apresentada para aprovar a audiência, o deputado disse que “Montes claros vem sofrendo nos últimos dias as consequências de diversas interrupções de energia elétrica em diversas regiões do município, incluindo a zona rural. Foram inúmeros registros, com destaque para as ocorridas no dia 13 de março de 2013, quando cerca de 50% da cidade ficou sem energia durante 50 minutos, tendo a própria Cemig admitido ter a falha interrompido o abastecimento em mais de 50 mil residências; e o apagão registrado no dia 25 de março passado, quando novamente grande parte do município ficou sem energia elétrica por cerca de 45 minutos, sendo que em algumas regiões a interrupção chegou a persistir por mais de três horas, causando, inclusive, prejuízo financeiro à população. Como se trata de uma situação que não é esporádica, e ao contrário, vem se tornando comum e corriqueira, é de grande importância que a empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica, no caso a Cemig, se manifeste oficialmente sobre os problemas ocorridos em seu sistema de distribuição e discuta com os integrantes da comissão, convidados e a população, possíveis soluções para este problema que vem afetando a rotina de Montes Claros e algumas cidades vizinhas.

Assessoria de Comunicação Deputado Estadual Tadeu Martins Leite (PMDB-MG)