Antônio Júlio

O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Pará de Minas, Antônio Júlio (PMDB), recebeu nesta quarta-feira (25/11), na sede da Associação, o presidente do Instituto Smart City Business, Leopoldo Albuquerque, prefeitos mineiros e diversos empresários. O objetivo foi levantar propostas de pautas para o encontro Smart City Business America Congress & Expo, que será realizado em março de 2016, na cidade de Curitiba.

Antônio Júlio disse que é preciso chamar a atenção dos prefeitos sobre a importância de usar a tecnologia para aprimorar a gestão. “Hoje a tecnologia ajuda a fiscalizar e acompanhar o desenvolvimento da administração nas prefeituras. Estamos aqui para ouvir as dificuldades de contratação, que são várias, mas o importante é não desanimar e manter a cabeça aberta para essas possibilidades”.

De acordo com Leopoldo Albuquerque, o encontro é a quarta reunião preparatória que o Instituto realiza este ano. As outras aconteceram nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. “Queremos mesclar as experiências públicas dos prefeitos e dos empresários que atuam na busca por solução para as cidades. Assim podemos compreender as dificuldades que eles enfrentam, seja pela burocracia ou pela falta de conhecimento de novas alternativas”.

Felipe Fulgencio, da M2M Telemetria, desenvolve soluções com foco na gestão da iluminação pública. De acordo com ele, o ideal é que as cidades trabalhem em conjunto para que não haja estruturas sobrepostas. “A tecnologia veio para ficar e não devemos trabalhar cada cidade com um sistema. Uma rede bem estruturada que atenda um consórcio, por exemplo, pode se transformar em um bom negócio”.

A prefeitura de Moema tem um gasto mensal com energia elétrica de aproximadamente R$ 50 mil ao mês, segundo o prefeito Julvan Lacerda (PMDB). “Hoje a gestão da energia é a terceira maior despesa do meu município. Para nós, uma ação de eficiência é muito impactante”.

O encontro reuniu também os prefeitos de Onça do Pitangui, Geraldo Magela, e de Cana Verde, Jeferson Almeida, Eloy Tertuliano, da ENGdB Information Technology, Adalberto Rezende, da ESCO Energy, Marc Olivier da Tectran, e o superintendente da AMM, Rodrigo Franco.