comissao-debate-dia-internacional-pela-eliminacao-da-violencia-contra-a-mulher

Debater a importância do Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher. Este é o tema de uma audiência pública que será promovida pela Comissão Extraordinária das Mulheres da Assembleia Legislativa. Em reunião realizada no último dia 17, parlamentares da Comissão aprovaram requerimento para realização do evento.

A vice-presidente da Comissão, deputada Celise Laviola (PMDB), é uma das autoras do requerimento. Para a parlamentar é fundamental discutir, com a sociedade, estratégias para contornar o problema, empoderar a mulher e evitar que novos casos de violência doméstica sejam registrados. “Segundo dados da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, o número de ocorrências registradas no Brasil saltou de 12.664 em 2006, para 63.090 em 2015”, alertou a parlamentar.

Ainda de acordo com Celise, é preciso ressaltar, na sociedade, a importância do Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher. “A violência contra a mulher sempre existiu. O que tem mudado é nosso modo de ver este fenômeno. Visamos o equacionamento deste problema a partir de ações e medidas que protejam as mulheres e as proporcione segurança necessária para agir contra os agressores”, afirmou.

Criado pela Organização das Nações Unidas – ONU em 1999, o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher, anualmente comemorado em 25 de novembro, pretende alertar as nações sobre a incidência de violência física, psicológica, moral e sexual.