Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em atendimento à solicitação do deputado Douglas Melo, realizou, na terça-feira (26), audiência pública para discutir sobre a segurança pública nos municípios de Baldim e Jequitibá, uma vez que o aumento da criminalidade nesses locais tem ocasionado clima de insegurança entre os moradores.

“Como parlamentares, temos o dever de buscar soluções e alternativas para resolver essa questão”, aponta Douglas Melo. Segundo informações do gabinete do deputado, entre janeiro e março deste ano, houve aumento significativo no número de assaltos e furtos, inclusive com agressões, em sítios e fazendas localizados na zona rural de Baldim e de Jequitibá. A distância dessas comunidades dificulta o deslocamento da polícia, o que levou os moradores a reivindicarem o aumento do efetivo policial.

A audiência contou com a presença do Major Batista, subcomandante do 25º Batalhão da Polícia Militar; dos delegados Alexandre Corrêa, de Baldim, e Sandra Figueiredo, de Jequitibá;o prefeito Humberto Reis, de Jequitibá, acompanhado dos vereadores Cloves de Almeida, João César e Dilson Resende da Silva; o prefeito de Baldim, João Antônio Trindade – o Zito, e os vereadores Cléia Reis, Igor Martins Dias, Marconi Ferreira, Marcos Henrique, Marlene Silva, Moacir Sena e Ubiratan Reis, do Concep/Baldim, além de dezenas de moradores dos municípios.

Na reunião, Douglas Melo e os demais deputados presentes, formalizaram, através de requerimento , a solicitação para o aumento do efetivo das polícias militar e civil na região, para a realização de operações conjuntas de repressão qualificada de crimes nas duas cidades e a criação de uma força-tarefa nas delegacias municipais para que, por meio de mutirão, sejam concluídos inquéritos em aberto. O requerimento também solicita novas viaturas e melhorias nas delegacias.

Ao final da audiência, parlamentar reiterou o anúncio da destinação de duas viaturas para a Polícia Militar, adquiridas através de emendas parlamentares de sua autoria, para atender Baldim, Jequitibá, Santana de Pirapama e região.