post 27 04

O planejamento de universalização de energia elétrica apresentado pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), durante audiência pública em outubro do ano passado, realizada através de requerimento do deputado João Alberto (PMDB), começa a ser executado.

A universalização é uma demanda antiga de centenas de comunidades. De acordo com anúncio da Cemig mais de 50 mil propriedades rurais espalhadas pelo estado serão atendidas até o final de 2018, beneficiando cerca de 200 mil moradores em todas as 774 cidades administradas da empresa no estado. O investimento total previsto é superior a R$ 1,4 bilhão e as obras já estão em andamento. As ações fazem parte do Plano de Universalização da Eletrificação Rural.

“O acesso a energia é algo muito importante para os mineiros e no meio rural contribui, não somente para elevar a autoestima dos beneficiários, mas propicia ainda mais desenvolvimento. Acreditamos que a universalização trará grandes ganhos. Esperamos que o acesso seja priorizado nas zonas rurais do Norte de Minas e dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, já que lá estão os maiores déficits”, avalia João Alberto.

Outro público alvo que será beneficiado com esta iniciativa são os pequenos produtores rurais, que utilizarão a energia como bem de consumo e, no setor de produção em processos agropecuários. “Sítios, chácaras, escolas, centros comunitários, igrejas, comércio e postos de saúde são beneficiados com a universalização”, destaca.