Comissão de Constituição e Justiça

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) divulgou nesta quarta-feira, (25 de novembro), o nono edital de 2015, destinado a incentivar estudos e incrementar a qualidade das pesquisas desenvolvidas na área de agropecuária. O edital “Apoio ao desenvolvimento dos projetos da Epamig” irá selecionar propostas que contribuam para revitalizar a infraestrutura de apoio à pesquisa e à transferência de tecnologias da empresa pública mineira. Em Minas Gerais o agronegócio representa 30% do Produto Interno Bruto (PIB) impulsionando a economia, sendo assim uma das principais fontes de renda do Estado.

Para o deputado João Alberto (PMDB), o anúncio é fruto de uma audiência pública que aconteceu na Assembleia Legislativa. “No mês de agosto realizamos um importante debate onde pedimos mais investimentos da Fapemig no setor de pesquisa agropecuária. A Fapemig e a Epamig são de suma importância para o agronegócio mineiro, já que nosso Estado possui potencial nas áreas da ciência e tecnologia, por isso é preciso fomentar grandes projetos para avançarmos. Continuarei em defesa da agricultura”, avalia João Alberto.

A Fapemig e Epamig são responsáveis pelo sucesso do agronegócio mineiro. “Os benefícios das pesquisas são inúmeros para a agricultura, e isso se dá através do empenho dessas instituições. A Fapemig apoia projetos de natureza científica, tecnológica e de inovação de instituições ou de pesquisadores individuais, que sejam considerados relevantes para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do Estado. Vamos incentivar e fazer o que for possível para o desenvolvimento da agricultura e pecuária em nosso Estado”, destacou João Alberto.

Está previsto o investimento de R$4 milhões nas propostas selecionadas. No entanto, se o número de projetos qualificados (com mérito e relevância para o Estado) for grande, é possível que esse valor receba um acréscimo. Participaram do evento o secretário de estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz Reis Filho, o presidente da Epamig, Rui Verneque, o chefe de gabinete da Sectes, Marcelo Velloso, e o presidente e o diretor de CT&I da Fapemig, Evaldo Vilela e Paulo Beirão.

O presidente da Epamig destacou o potencial da instituição e lembrou alguns resultados já obtidos, como o lançamento de 15 variedades de café, 21 variedades de soja, 25 variedades de feijão, entre outros. Para ele, o trabalho está apenas começando e a meta é apresentar boas propostas para utilizar todo o recurso previsto. O secretário João Cruz (PMDB) enfatizou que o lançamento do edital é a materialização de uma parceria que ainda pode render muitos frutos. “O edital é fundamental para incentivar pesquisas de alta qualidade e vem atender a uma demanda reprimida. O diálogo com a ALMG, através do deputado João Alberto, teve início com a audiência pública. Este anúncio dá força e endossa o trabalho desenvolvido pelas instituições”, destacou.

O edital 9/2015 receberá propostas até o dia 8 de janeiro de 2016. Ele pode ser acessado pelo endereço: http://www.fapemig.br/admin/editais/upload/20151125101640-Chamada%2009-2015%20EPAMIG.pdf. O esclarecimento de dúvidas será feito com a Central de Informações da FAPEMIG, pelo e-mail ci@fapemig.br.

Durante a solenidade, a Fapemig anunciou, ainda, o início da contratação dos projetos aprovados no edital 99/2014, que também tinha como temática o agronegócio. Dois pesquisadores da Epamig, representando todos os contemplados, assinaram o Termo de Outorga dos seus projetos, documento que autoriza o repasse dos recursos e o início dos trabalhos.