Vanderlei Miranda (deputado estadual PMDB/MG)

Vanderlei Miranda (deputado estadual PMDB/MG)

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/16, que trata a Reforma da Previdência, tem suscitado discussões por todo Brasil. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha para avaliar a opinião dos brasileiros sobre o assunto revelou que 71% da população é contra a aprovação da PEC, 23% é a favor, 5% não opinaram e 1% é indiferente.
Um dos pontos mais polêmicos da reforma é a idade mínima para poder requerer a aposentadoria. Sendo 65 anos para homens e 62 para mulheres. Outro ponto que merece destaque é o tempo mínimo de contribuição, que será de 25 anos. Quem tiver contribuído com o INSS por 25 anos receberá apenas 70% do valor e só terá direito ao benefício integral quem tiver contribuído por mais de 40 anos.
Segundo o deputado Vanderlei Miranda, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais(ALMG) o PMDB tem se posicionado contra o modelo proposto para a reforma. “Não concordamos que sejam tirados direitos conquistados. Cláusulas pétreas na linguagem do direito. Não concordamos que os trabalhadores sejam prejudicados, nem homens e nem mulheres. Portanto, a população pode contar com a Bancada do PMDB aqui na Assembleia de Minas”.
Miranda ressaltou, ainda que o assunto seja da esfera federal, nada impede que sejam realizados em Minas Gerais movimentos e manifestações contrários a perda de direitos. “Particularmente, como deputado, me posiciono a favor dos trabalhadores do nosso país. A favor dos nossos aposentados e daqueles que ainda irão se aposentar”.

Nota à imprensa

Recentemente a Bancada do PMDB, por meio de nota distribuída à imprensa, se posicionou contra a aprovação da PEC 287/16.