Dep Vanderlei

O deputado Vanderlei Miranda prestigiou, no último domingo (23), a inauguração da unidade feminina do Projeto Ele se Importa, que trabalha na recuperação de dependentes químicos. Localizada no município de Esmeraldas, a comunidade terapêutica tem capacidade para acolher 25 mulheres que necessitam de ajuda para se libertar do vício das drogas e do álcool.

O Projeto Ele se Importa possui outra unidade que, há vários anos, oferece tratamento para homens, mas diante da carência de vagas para o acolhimento feminino a presidente da entidade, pastora Cleonice Caldana, identificou que poderia ampliar a sua atuação e contribuir, ainda mais, para diminuir os impactos causados pelo consumo de substâncias nocivas. “Estamos hoje inaugurando a unidade feminina porque percebemos a dificuldade de acolher mulheres. Existem poucas comunidades terapêuticas femininas e agora encaramos mais esse desafio”, disse a presidente.

Cleonice Caldana ficou feliz com a participação do deputado no evento e afirmou que ele foi uma das pessoas que incentivaram a instalação da unidade. “Eu queria que o pastor fizesse parte dessa inauguração, porque ele tem nos apoiado e parte desse trabalho foi incentivo dele na minha vida. Porque eu achava que deveria trabalhar apenas com homens, mas começamos a descobrir que o número de mulheres que precisam de ajuda é o mesmo ou até maior do que de homens”.

Vanderlei Miranda conheceu as dependências da comunidade e elogiou a dedicação e o empenho da equipe na condução do trabalho. “Estou aqui diante de instalações muito bem construídas e apropriadas para receber essas mulheres. A pastora Cleonice, com a ajuda do pastor João, inaugura esse trabalho que é um grande desafio, mas eu tenho certeza que não faltarão recursos para que essas mulheres, que hoje vivem no flagelo e no inferno das drogas, possam ser restauradas, reinseridas na sociedade e reintegradas na vida familiar e profissional. Com a ajuda de Deus, espero que essa iniciativa produza muitos e bons frutos”.

O parlamentar, ciente das dificuldades enfrentadas pelas comunidades terapêuticas, reafirmou seu compromisso com a entidade. “O tratamento de um dependente não é barato, porque ele fica internado por no mínimo 6 meses. Aqui ele recebe diariamente café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Tem também as despesas com higiene pessoal e uma série de outras coisas que demandam recursos. Mas quero dizer que já sou parceiro do Projeto Ele se Importa e por meio do meu mandato como deputado estadual vamos continuar a nossa parceria nesse novo projeto”, concluiu Vanderlei Miranda.