1_pmdbminas_316.jpg.g

Brasília (DF) – O presidente nacional da Fundação Ulysses Guimarães, deputado Eliseu Padilha (RS), se reuniu na manhã desta terça-feira (26) com o secretário-geral da JPMDB, Bruno Júlio, com o dirigente nacional, André Amaral Filho, e com os presidentes estaduais do núcleo, Assis Filho (MA) e Zeca Neto (PR), para debater a expansão dos cursos de formação política para jovens e as estratégias a serem adotadas pela Juventude peemedebistas na inclusão de militantes nas redes sociais.

De acordo com Bruno Júlio, o encontro com o presidente Padilha foi fundamental para que se consolidasse a parceria entre a Fundação e o Núcleo. “Hoje pudemos oficializar a retomada dos cursos de Formação Política, em estados que ainda não estão com o programa de Ensino a Distância (EAD) em pleno funcionamento. Além disso, conversamos sobre o ingresso da juventude nas mídias sociais e a elaboração de um programa de governo voltado exclusivamente para os jovens”, afirmou.

Bruno destacou que o programa de governo que será elaborado pelo núcleo deverá conter 100 tópicos, sendo 50 direcionados às necessidades de cada estado brasileiro. “Nossa intenção é fazer encontros regionais para debatermos os 100 pontos que irão tratar de temas como meio ambiente, analisando, por exemplo, a questão das escolas sustentáveis, saúde, a criação de políticas públicas de prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e gravidez precoce”, esclareceu. A expectativa da JPMDB é que o programa de governo com políticas específicas para os jovens seja apresentado até o dia 30 de maio de 2014, e deve ser incorporado ao Plano de Governo nacional que será lançado pelo Partido.

Durante a reunião, Assis Filho apresentou ao presidente Padilha os bons resultados obtidos pela a implantação dos cursos EAD da Fundação no Maranhão. “Essa ideia de levar a formação e o conteúdo dos cursos aos municípios maranhenses foi uma iniciativa da Fundação que está sendo muito bem recebida pela população, pelos jovens e suas famílias. Quando falamos que vamos levar um curso, todos se dispõem a ajudar e a participar, a própria comunidade se prepara dentro de igrejas, núcleos familiares, porque estamos levando conhecimento”, comemorou.

Na avaliação de Assis Filho, os cursos ajudam a desfazer a percepção de que os movimentos de juventude se resumem à festividades. “No programa de ensino conseguimos aliar a modernidade do nosso mundo ao conhecimento tradicional, já que é um curso muito dinâmico, telepresencial, fácil de ser compreendido. O mais importante é a possibilidade de construir formação política para esses jovens. Os cursos trazem oportunidades e instrumentos para que os jovens possam debater os problemas da sociedade”, disse.

Os cursos ministrados pela Fundação no Maranhão, segundo Assis, estão com turmas cada vez maiores. “Há municípios que já estão abrindo turmas com 70, 80 e até 150 pessoas. Montamos uma coordenação de Ensino a Distância (EAD) no Maranhão, da qual fui encarregado pelo presidente Padilha de administrar, para ampliar ainda mais o alcance dos cursos que ajudam a formar a juventude do Partido nos municípios nas regiões do estado”, enfatizou.

Para o presidente da FUG-MA, os cursos permitem o surgimento e o crescimento da militância do Partido. “Trazemos os jovens por meio dos cursos da FUG e reforçamos a participação dos que já são militantes, qualificando inclusive sua atuação. Quando não existe uma militância jovem organizada do PMDB, levamos apenas os cursos e o nome da Fundação. No decorrer do programa todos acabam se encantando com esse universo político. A filiação, neste caso, é até um processo que termina acontecendo naturalmente.”, destacou.

O trabalho feito pela Fundação e pelo Diretório Estadual no Maranhão possibilitou o aumento do número de filiados ao PMDB. “Este foi um fato que nos surpreendeu, mas é o resultado de um trabalho sério feito pelo Partido e que se diferencia das outras agremiações. No final temos uma militância, forte, preparada e combatente. No Maranhão, essa experiência tem sido muito positiva e a cada turma que abrimos percebemos que o trabalho está se expandindo e sendo aceito”, declarou Assis.

No final do dia, os dirigentes se reunirão, em Brasília, com outros integrantes da Executiva Nacional da Juventude do PMDB para debater a entrada do núcleo nas redes sociais, definir metas de trabalho para 2014 e discussão de prioridades.