Parlamento Jovem 2017

A plenária estadual do Parlamento Jovem de Minas 2017 reuniu, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), estudantes de todas as regiões do Estado. O projeto, realizado pela ALMG por meio da Escola do Legislativo em parceria com a PUC Minas e com as câmaras municipais, mobilizou quase dois mil estudantes de 63 municípios e 12 polos regionais numa série de discussões sobre o tema “Educação política nas escolas”.

Para o presidente da Assembleia, deputado Adalclever Lopes (PMDB), o Parlamento Jovem, além de abrir espaço para a formação cidadã de estudantes, também estimula os jovens a participarem da agenda política de seus municípios.

Crescimento – Esta foi a 14ª edição do projeto, que mobilizou um total de 248 escolas, a maioria da rede pública, além de 149 monitores e 133 coordenadores. Vinte e uma cidades participam pela primeira vez do projeto, que a cada ano tem atraído mais interessados.
Violência contra a mulher será tema do Parlamento Jovem em 2018 – Com 83 votos e uma abstenção, o assunto foi priorizado pelos estudantes, que ainda tinham como outras opções “Jovens e o mercado de trabalho” e “Violência e criminalidade entre os jovens”. A votação aconteceu, na semana passada, durante a etapa estadual do projeto na Assembleia, que reuniu cerca de 100 estudantes de todas as regiões do Estado.

Em 2018, o Parlamento Jovem terá sua maior expansão. São 154 municípios inscritos, um crescimento de 144,44% em relação aos 63 que participaram da edição deste ano. Em razão disso, o número de polos regionais que abrigam a segunda etapa do projeto deve crescer de 12 para 21, com pelo menos um polo em cada um dos 17 territórios de desenvolvimento do Estado.