1_pmdb_1070.jpg.g

A Prefeitura de Montes Claros inaugurou na manhã desta segunda-feira (29/04) a Praça Reginauro Silva. Localizada ao longo da Avenida Mestra Fininha, a obra é fruto do Convênio 101/2011, do Governo do Estado, viabilizado através de emenda parlamentar do deputado estadual Tadeu Martins Leite. O benefício ao município de Montes Claros destinou recursos na ordem de R$ 100 mil, que atendeu ainda a construção de uma outra praça na via, a Martha Pimenta, inaugurada em fevereiro, e prevê, numa segunda etapa, a urbanização da Pista de Cooper, com instalação de piso tátil na calçada, no trecho entre a Praça dos Jatobás e o Parque Municipal. O projeto começou com o reforço da iluminação pública e a instalação de uma Academia ar livre, que beneficia, diariamente, centenas de pessoas que utilizam o local para a prática de atividades físicas.

O título à praça presta uma justa homenagem ao jornalista, advogado e teatrólogo Reginauro Rodrigues da Silva, falecido em 21 de maio de 2012, aos 62 anos de idade. Nascido em Almenara/MG em 18 de janeiro de 1950, Reginauro Silva foi um dos mais profícuos profissionais da imprensa montes-clarense, dono de um extenso currículo com passagens em importantes veículos de comunicação, cujo trabalho norteou e continua a nortear muitos daqueles que tomaram para si a responsabilidade de bem informar e ajudar no progresso e o desenvolvimento da cidade.

Seu brilhantismo na imprensa de Montes Claros pautou o discurso de jornalistas e autoridades políticas, que descerraram a placa de inauguração da praça, sendo aplaudido por dezenas de amigos e familiares que compareceram à solenidade. “Esta é uma simples, mas justa homenagem ao saudoso Reginauro Silva, deixando cravada a grandiosidade do coração deste grande homem e sua experiência profissional. Foi uma pessoa polêmica, mas sempre respeitado por todos”, frisou o deputado Tadeu Martins Leite. “Polêmico é aquele que dá voz ao mais fraco, e esta foi uma característica de Reginauro”, acrescentou o prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz.

“Um ser humano fora de série, irreverente, que incomodava e acreditava num país melhor”, enalteceu o ex-reitor da Unimontes e atual provedor do hospital Aroldo Tourinho, Paulo César Gonçalves de Almeida. “O progresso da imprensa deve-se muito a Reginauro. Aqui, nesta praça, vamos respirar democracia e independência”, completou o jornalista Artur Leite.

Emocionada, Dona Laura, mãe de Reginauro, também presente, agradeceu a homenagem ao filho e disse que não esperava que ele fosse tão querido em Montes Claros. “Ele veio para cá, lutou e chegou onde chegou. Estou muito feliz”.

Mais lazer e obras para a população

Para o deputado Tadeu Martins Leite, a Praça Reginauro Silva agora é mais um espaço de lazer destinado à população de Montes Claros que se soma à Pista de Cooper da Avenida Mestra Fininha. “É mais conforto para que as pessoas possam fazer seus exercícios. A prática de esportes é a maneira mais eficaz de distanciar os jovens das drogas, e esta é uma das preocupações de nosso mandato. Sinto que pude contribuir com isso, através da urbanização deste local, além da instalação de uma Academia ao ar livre nesta avenida, que já é sucesso e muito frequentada”.

O deputado também informou que já estão disponíveis, através de emendas de sua autoria, recursos para que a Prefeitura de Montes Claros asfalte 25 ruas e construa 6 praças na cidade. O asfalto já foi licitado e a previsão é de que as obras comecem nos próximos dias. Já as praças, que estão sendo licitadas, serão construídas no bairro Alterosa, na entrada do Parque Guimarães Rosa, em Nova Esperança e comunidades rurais de Calhau, Barreiras e Lavaginha.

Assessoria de Comunicação Deputado Estadual Tadeu Martins Leite (PMDB-MG)