Ivair Nogueira quer mandato cada dia mais próximo dos mineiros

Reunião Especial em homenagem aos 50 anos de carreira do jornalista Hélio Fraga

Deputado estadual se vê como um agente em potencial no processo de ouvir e orientar a população afim de contribuir para melhorar as condições de vida de todos

Com 53.708 votos alcançados em Minas Gerais, sendo Betim o município com maior número de votos, o deputado estadual Ivair Nogueira conquistou a reeleição e vai cumprir o sexto mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), desta vez, com foco mais decisivo nas ações e relações que possam contribuir para mudanças significativas nas atividades públicas e para que se dê o melhor encaminhamento ao processo da tão desejada reforma política no país.

Ivair Nogueira pretende manter o município de Betim como referência dessa nova atitude, valendo-se do momento que a cidade vive, ante a perda de três representantes diretos no parlamento mineiro e o fato de não conseguir eleger nenhum deputado federal com domicílio ali. “Vejo com muita clareza o recado das urnas, revelando uma insatisfação com a classe política”, pontuou o deputado, observando que “isto nos obriga a reciclar, inovar na forma de se fazer política nos municípios. A população não está aceitando uma classe política acomodada, enquanto diferenças partidárias, ideológicas, surgem como entraves, prejudicando as relações que conduzem ao atendimento prioritário de seus interesses e necessidades”.

Ainda segundo Ivair Nogueira, outros entraves como os equívocos originários da atual legislação eleitoral também refletem na frustração não só dos políticos como também da população. “O certo é que algo precisa ser feito para que não fiquemos reféns das improvisações legalizadas ou adequações de leis por meio de resoluções paliativas ou que pouco alteram um processo eleitoral. Então, precisamos de uma nova realidade, à altura de um país democrático como o Brasil e da expectativa de seu povo”, avaliou ele.

Para o deputado, é importante que o mandato, agora, consiga despertar essa visão no meio político do interior mineiro para que mudanças de comportamento dos políticos e demais lideranças dos municípios sirvam para, de forma progressiva, promover transformações da mentalidade política, influenciando positivamente no processo da reforma. “Precisamos construir uma atmosfera de satisfação geral, não há mais espaço para duradouras desavenças, intermináveis disputas eleitorais, que só prejudicam as instituições e a credibilidade da classe política, além, claro, de representar perdas para as comunidades”, disse.

Mesmo tendo alcançado uma votação cerca de 20 por cento superior à obtida nas eleições de 2010, Ivair Nogueira, disse ter sentido o que todo político deveria ter sentido. Ele afirmou que os seis mandatos consecutivos, sempre com relativo crescimento nos votos, traduzem uma aprovação popular em relação a sua atuação política, mas isso não significa que seja desnecessária a constante renovação e atualização no modo de se fazer política e no desenvolvimento das atividades públicas.
“Tenho consciência dos compromissos e procuro cumpri-los conforme a expectativa dos eleitores. Mas muita coisa tem que mudar e, enquanto a reforma política não se concretiza, a classe política precisa despertar para avançar em sua mentalidade, na forma de ver e agir, no modo de se relacionar com o cidadão e lidar com as diferenças com mais transigência, harmonia e comprometimento com a população”, concluiu Ivair Nogueira.

Trajetória

O deputado estadual Ivair Nogueira (PMDB) é o 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o que demostra reconhecimento dos pares e expressividade no parlamento mineiro por cinco mandatos.

Como deputado, já ocupou cargos em importantes comissões na Casa, tais como: Transportes, Obras Públicas e Comunicação, Administração Pública, Constituição e Justiça e de Fiscalização Financeira e Orçamentária.

O gabinete na ALMG é um local de trânsito intenso de amigos, autoridades e lideranças políticas e comunitárias de todo o estado, além de representantes de classe, sindicatos e políticos de todo o país.
Ivair Nogueira do Pinho é engenheiro e advogado, profissões que contribuíram para que assumisse importantes cargos no Poder Executivo. Ele já foi secretário municipal de obras, em Betim, cidade na qual já foi vice-prefeito e posteriormente prefeito.
Outro cargo de grande relevância e destaque na carreira pública de Ivair é o de secretário de Estado de Esportes, durante o governo de Itamar Franco.

Ivair Nogueira do Pinho é natural de Betim, tendo nascido em 1951, onde reside até hoje com sua família.