Geral

Geral

O deputado estadual Ivair Nogueira (PMDB) visitou a Escola Estadual Cândido Portinari, em Betim, representando a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG, e constatou as dificuldades enfrentadas diariamente por professores e alunos.
De acordo com o deputado, apesar dos pequenos avanços, os mais de 650 alunos e os 68 funcionários ainda convivem com rachaduras na parede e no piso, instalações elétricas e hidráulicas improvisadas, vidros quebrados e avarias no forro do teto.

“Esta escola foi construída em caráter emergencial na década de 1980 e projetada para atender a comunidade local por apenas cinco anos, mas até hoje nada foi feito para transformar a realidade dos alunos e funcionários daqui. É triste saber que a Escola, em péssimas condições e sendo o único espaço multiuso da região, é a principal referência de ensino para alunos dos bairros Amarante, Nova Baden e Jardim Cruz. A comunidade necessita de um espaço adequado”, avaliou.

Entre os problemas, estão as telhas de amianto distribuídas por toda a escola, as salas de aula pequenas (muitas delas sem cortina) e a falta de cobertura para a quadra esportiva, fatores que contribuem para o aquecimento do ambiente, uma das principais reclamações dos estudantes.
Construção de nova sede – A solução passa pela construção de uma nova sede, em um terreno vizinho de 6 mil m² doado pela prefeitura, em 2013. No entanto, ainda não há qualquer previsão para o início das obras, conforme relatou o representante do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DEER-MG), Henrique Coutinho, na visita.

Segundo o deputado Ivair Nogueira, há 12 anos, por meio de um convênio entre a prefeitura e o Estado, foram disponibilizados cerca de R$ 1 milhão para a mudança da sede. No entanto, um projeto “faraônico”, como definiu o deputado, relacionado também às obras de outra escola estadual, exigia mais do que o orçamento previsto e, assim, a quantia foi devolvida, sem nada ter sido gasto.

Ivair Nogueira informou que a sonhada nova sede está prevista em um programa de parcerias público-privadas que o Governo do Estado planeja para a construção e a manutenção de escolas. O parlamentar pretende que essa obra seja priorizada pelo Executivo, mesmo que as parcerias não sejam levadas adiante.