Reunião Solene destinada ao encerramento da 1ª Sessão Legislativa Ordinária da 18ª Legislatura

Está marcada para quinta-feira (18), a solenidade de promulgação de emenda constitucional que abre a “janela partidária”, ou seja, o prazo de 30 dias para que os parlamentares troquem de partido sem o risco de perder o mandato por infidelidade partidária.

Questionado sobre as perspectivas dos trabalhos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o líder da maioria, deputado Vanderlei Miranda, acredita que a tendência agora é ampliar a base governista. “É preciso primeiro abrir a janela para depois saber quem é que vai passar por ela”, comentou. Nos próximos dias, a bancada do PMDB deve se reunir para tratar a admissão de novos nomes.

O PMDB tem como objetivo ampliar o número de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores no próximo pleito. “Podemos fazer mais de 200 prefeitos em Minas Gerais e isso implica, em determinados momentos, flexibilizar a abertura para a chegada de novos companheiros no partido. Mas é preciso que fique bem claro que essa é uma decisão soberana da bancada. É ela quem diz se entra ou não algum deputado com mandato”, afirmou o líder do PMDB.

Ao fazer uma análise do bloco governista, Vanderlei disse que a base está bem com 55 deputados. “É uma maioria esmagadora. Nós temos um número hoje que nos dá um conforto relativo para trabalhar os interesses do governo na casa”, ressaltou. “Se a gente falar não apenas em bloco, mas em maioria, eu diria que em três mandatos que tenho nessa casa, nunca vi nada parecido”, observou o parlamentar.