1_pmdb_1129.jpg.g

O presidente da Fundação Ulysses Guimarães de Minas Gerais, professor Itamar de Oliveira, conduziu uma delegação de lideranças regionais do PMDB do Centro-oeste mineiro para discutir a formação de um consórcio de desenvolvimento integrado com o ministro da Agricultura, deputado federal Antônio Andrade.

A audiência ocorreu no dia 19 de junho, em Brasília. Na oportunidade, lideranças políticas, classistas e empresariais da região apresentaram reivindicações em nome dos municipais de Bom Despacho, Lagoa da Prata, Luz, Moema, Pompéu e Santo Antônio do Monte.

De acordo com o professor Itamar de Oliveira, a Fundação Ulysses Guimarães deve ajudar os prefeitos e vereadores do PMDB a dialogar com os órgãos governamentais que apoiam programas locais e regionais de desenvolvimento.

“A porta de entrada no governo federal são os ministérios comandados politicamente pelo PMDB. O maior partido municipalista do País precisa cada vez mais ouvir e dar voz às manifestações dos cidadãos”, enfatizou.

Durante a reunião, manifestaram-se os seguintes líderes do Centro-oeste de Minas:

O doutor Bertolino Costa, ressaltou que ninguém pode administrar uma comunidade sem consultar e ouvir a população. Ele justifica que, o País vive um momento de intensa mobilização da juventude e a obrigação de todos é somar esforços para conquistar benefícios para quem trabalha e promove o desenvolvimento social.

“A nossa vocação agropecuária e agroindustrial deve ser potencializada com um projeto coletivo que precisamos construir juntos”.

Márcio Fiuza, presidente do Sindicato Rural de Luz, convidou o ministro Antônio Andrade para participar da abertura da exposição agropecuária no dia 18 de julho e destacou a importância da agricultura e da pecuária para o progresso de toda bacia hidrográfica do São Francisco. Fiuza elogiou o ministro pela disposição de ouvir e de procurar atender as reivindicações dos produtores rurais do Centro-oeste de Minas.

O presidente da Cooperativa dos Produtores Rurais de Bom Despacho, Moacir Eustáquio Teixeira e o diretor comercial, Célio Jesus da Silva, entregaram ao ministro da Agricultura uma relação de pleitos que podem beneficiar todo o segmento produtivo em matéria de desenvolvimento agrícola, pecuário e educacional.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Lagoa da Prata, professor Antônio Sampaio, em nome do prefeito do município, Paulo César Teodoro, ressaltou ao ministro que a defesa do interesse político, econômico, socioambiental da bacia do Rio São Francisco é a meta comum de empresários e trabalhadores de Santo Antônio do Monte, Lagoa da Prata, Luz, Moema, Bom Despacho, Martinho Campos e Pompéu e pode impulsionar um importante consórcio de trabalho em comum.

De acordo com o presidente do PMDB de Pompéu, Galba Valadares, o prefeito Joaquim Campos Reis acredita que as ações de desenvolvimento econômico do Centro-oeste de Minas precisa levar em consideração a formação de quadros técnicos e profissionais para o agronegócio, para a cadeia produtiva do leite, aprimorando também os recursos técnicos e humanos da pecuária.

Depois de dialogar com os presentes, o ministro Antônio Andrade (PMDB-MG) informou que as reivindicações serão analisadas pela equipe técnica e enalteceu a disposição das lideranças políticas e empresariais de atuarem de forma solidária na busca de um novo modelo de desenvolvimento regional.

“Vocês chegaram em boa hora. A presidente Dilma Rousseff nos delegou a responsabilidade de impulsionar o programa da nova safra que abre possibilidade de atuarmos com as prefeituras, as cooperativas, os sindicatos e entidades da comunidade. Pretendo visitar a região e aprofundar o nosso diálogo, mas desde já parabenizo o grupo que está pensando no desenvolvimento integrado do Centro-oeste de Minas”, assinalou o ministro da Agricultura.

PMDB-MG