img_6759

O estado de Minas Gerais é lembrado, no cenário nacional, por causa das suas montanhas e do ouro. Entretanto, suas belezas naturais e a rica história por trás da exploração de metais e pedras preciosos não são seus únicos atrativos. É isso que pretende mostrar o Memorial da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. Inaugurado em 2013, o espaço destinado à história política do estado, já recebeu mais de 15 mil visitantes.

O objetivo do local é contribuir, por meio da exposição de textos, fotos e vídeos, para a formação de consciência histórica e para fortalecer, no cidadão, a confiança nas instituições democráticas.
A exposição é dividida em quatro módulos que fazem um panorama da história política mineira, desde Câmaras das Vilas Coloniais até a atual Assembleia Legislativa. Mapas, infográficos e documentos ajudam a reconstruir a trajetória política de Minas. Também estão disponíveis informações sobre todos os deputados que compuseram o legislativo mineiro desde 1890, além de uma seção dedicada à relação da Assembleia com a sociedade civil.

O Memorial Assembleia de Minas é aberto ao público e pode ser visitado gratuitamente de segunda a sexta-feira das 8h30 às 18h30 no Palácio da Inconfidência, sede do Poder Legislativo em Minas Gerais, localizado na Rua Rodrigues Caldas, 30, bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte.

Palestras

Com o objetivo de apresentar temas sobre a história política em Minas Gerais, a ALMG iniciou, em setembro deste ano, um ciclo de palestras educativas em seus espaços de memória. O primeiro encontro foi realizado no último dia 19. Ainda estão previstas palestras para os dias 17 e 24 de outubro e no dia 7 de novembro. Podem participar dos eventos servidores da Assembleia e de órgãos públicos associados à Rede de Escolas de Formação de Agentes Públicos de Minas Gerais. Está aberto, também, a profissionais que trabalham ou se interessam pelo tema “memória institucional”.