minas-gerais-tem-dificuldade-para-fechar-contas-em-2016-sarah-torres-almg

Minas Gerais enfrentou, em 2016, problemas financeiros que obrigaram o Estado a rever gastos, enxugar a máquina e equacionar gargalos na arrecadação. Como consequência, o estado operou com déficit de mais de R$ 7 bilhões de reais, reflexo da crise que desacelerou a encomia do país, diminuindo a circulação de bens e serviços, aumentando o desemprego e diminuindo a arrecadação. Entretanto, o deputado Vanderlei Miranda (PMDB), líder da maioria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, acredita que planejamento e organização podem contribuir para contornar as dificuldades.

Para o parlamentar, a Assembleia tem capacidade de se articular para garantir a melhor aplicação dos recursos existentes no estado. “Acredito que devido ao trabalho do presidente Adalclever Lopes e sua capacidade de reunir, numa mesma Mesa, base e oposição, para discutir temas relevantes e pautas complicadas, muitos projetos importantes foram votados. Posso dizer que, hoje, o governo do estado pode, seguramente, dizer que a Assembleia foi uma parceira que votou, com responsabilidade, os projetos do governo que vieram até a Casa”, defendeu Vanderlei.

Política Nacional

Frente às dificuldades enfrentadas por Minas Gerais, Vanderlei ressaltou que este é um problema que acomete todos os estados. “Se o governo federal vai mal, e hoje é ele quem retém a maior quantidade de recursos do país, imagine os estados, e, por consequência, os municípios. Muitos entes federados não conseguirão fechar suas contas”, afirmou. O parlamentar explicou que o presidente da República, Michel Temer, tem trabalhado para contornar a situação.