1_pmdb_1071.jpg.g

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, garantiu que o próximo Plano Agrícola e Pecuário (PAP) da safra 2013/2014, que será lançado em maio pelo Ministério da Agricultura (Mapa), será mais efetivo, tanto na ampliação dos limites de créditos quanto na redução das taxas de juros. Ele ainda ressaltou o trabalho do Mapa para acelerar a liberação de produtos nos portos brasileiros. A afirmação foi feita durante a abertura da 20ª Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, nesta segunda-feira, 29 de abril, em Ribeirão Preto, São Paulo.

O ministro destacou os resultados positivos dos recursos liberados durante a safra atual, entre eles os voltados para a aquisição de máquinas agrícolas, equipamentos de irrigação e estruturas de armazenagem aumentaram 67,6% entre julho de 2012 e março de 2013 sobre o mesmo período da safra anterior. O total liberado de cerca de R$ 8 bilhões em financiamentos pelo Programa de Sustentação de Investimento (PSI-BK) é o maior já registrado por essa modalidade de crédito.

Antônio Andrade também falou sobre o início dos testes de um sistema que visa agilizar a liberação de cargas nos portos brasileiros em até quatro dias. “A proposta consiste em um lacre eletrônico que vai no contêiner contendo informações sobre a mercadoria. Quando essa carga chega ao porto, todo o processo burocrático já terá sido realizado e tornará mais rápido o embarque dos produtos”, explicou. O projeto é experimental e foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com o Mapa e a iniciativa privada.

Na ocasião, o ministro também mencionou o empenho do Governo Federal em investir em políticas públicas de armazenagem, como a criação de estoques públicos estratégicos para assegurar o abastecimento e a comercialização de grãos. “Nossa ideia é ampliar a capacidade dos armazéns da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para mais de quatro milhões de toneladas. Com isso, queremos garantir os estoques reguladores e apoiar a comercialização”, disse Antônio Andrade. Além disso, citou o lançamento para 2013 da Agência de Assistência Técnica, que tem como objetivo dar apoio aos produtores rurais.

A feira, que é considerado a maior feira da América latina de tecnologia aplicada ao setor agropecuário, conta com um estande institucional do Mapa, no espaço de 340 metros quadrados onde serão apresentados produtos, serviços e tecnologias do ministério e dos órgãos vinculados.

Assessoria de Comunicação Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (PMDB-MG)