Para o deputado, esta proposta vai garantir ao Brasil investimentos de mais de 130 bilhões de reais apenas no setor florestal

Para o deputado, esta proposta vai garantir ao Brasil investimentos de mais de 130 bilhões de reais apenas no setor florestal

Presidente da Frente Parlamentar da Silvicultura, o deputado federal Newton Cardoso Jr (PMDB MG) foi indicado pelo Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, relator do Projeto de Lei que regula a aquisição de terras brasileiras por estrangeiros (PL 2289/07). O objetivo é possibilitar grandes investimentos no Brasil, impulsionando o crescimento da economia.

O deputado tem se reunido com integrantes da cúpula do governo para discutir a liberação da venda, com a imposição de limites. De acordo com o parlamentar, tal medida vai abrir o mercado brasileiro. “A aquisição de terras por estrangeiros significa para o Brasil hoje o fim do represamento de mais de 130 bilhões de reais apenas no setor florestal (as estimativas iniciais eram de 50 bilhões). Vai gerar empregos, tributos e, principalmente, trazer segurança para todos os investidores. Já estamos trabalhando em um texto substitutivo que autoriza a compra de terras dentro de certos limites”, afirmou Newton Jr.

Em seus pronunciamentos na Câmara dos Deputados, Newton Cardoso Jr. citou o Código Florestal e o sofisticado arcabouço legal ambiental brasileiro como garantias de que n?o haverá nenhuma ameaça à soberania nacional caso haja flexibilizaç?o desta matéria. O setor florestal atualmente possui 7 milhões e meio de hectares plantados no país. A demanda é, apenas no setor de celulose, 14 milhões de hectares até 2030. O parlamentar defende o crescimento dos negócios rurais, com o aumento da produção de grãos e uma expansão significativa da área florestal plantada. “Expandir a área florestal no Brasil hoje significa trazer investimentos novos na produção de celulose, energia elétrica ou mesmo para o setor siderúrgico, que tem uma demanda forte do “aço verde.

No último dia 5 de outubro, Newton Jr participou, na sede das Nações Unidas, em Nova York, do I Fórum sobre Investimentos Florestais Inovadores, quando o Projeto que trata da compra de terras por estrangeiros foi amplamente debatido. “ A partir dessas discussões, compreendemos ainda mais a importância e relevância do assunto. Vamos lutar pela pela desburocratização dos projetos que favoreçam o plantio de florestas no Brasil”, ressaltou o Parlamentar. O evento, que reuniu especialistas dos setores público e privado, assim como a sociedade civil, discutiu também abordagens inovadoras de investimentos em restauração, reflorestamento, conservação e manejo florestal no Brasil e nos Estados Unidos.

O PL 2289/07 tramita em regime de urgência e está pronto para votação no Plenário da Câmara.