A bancada do PMDB de Minas sempre esteve a favor dos servidores da educação, é importante que isso fique bem claro. Os deputados peemedebistas já, inclusive, declararam voto favorável aos projetos PLC 50/2016 e PL 3230/2016. O que tem acontecido, no entanto, é que existem vetos que travam a pauta e consequentemente impedem a votação de outros projetos.

Os vetos às proposições de Lei da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) envolvem questões não unânimes e complexas, que causam impasses e dificultam a presença da quantidade necessária de deputados para a votação que exige quórum qualificado. Na verdade, tem existido um esforço, por parte de alguns colegas, de tentar maquiar a verdade para garantir a manutenção dos vetos. Como a questão dos professores é praticamente unânime e de repercussão positiva diante da sociedade, ela tem sido usada para transformar os deputados em vilões que agem contra a educação, provocando a ira da sociedade e consequentemente pressionando os deputados para que votem pela manutenção dos vetos sem a devida análise necessária, o que não é correto.

Estão tentando usar os nomes dos deputados da bancada do PMDB contra a educação, uma tentativa que não faz o menor sentido. Se querem a manutenção dos vetos, que sejam coerentes e discutam o assunto, ao invés de tentarem desviar a atenção para os projetos da educação, que, além do apoio da bancada, tem o respaldo da população. Reafirmamos o compromisso da bancada do PMDB com os servidores da educação e vamos continuar agindo de forma consciente e ética, sendo sempre sinceros e transparentes em nossas posições.

Belo Horizonte, 31 de março de 2016.

Bancada do PMDB/MG