1_pmdbminas_325.jpg.g

Governo de Minas coloca a cidade como referência na aplicação de medidas sócio-educativas

Com o objetivo de conhecer os serviços prestados pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Pará de Minas, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS – representantes da cidade de Piumhi, realizaram uma visita técnica na cidade nessa terça-feira, 17.
Além do CREAS, os representantes de Piumhi conheceram outros equipamentos da secretaria, sendo o CRAS, Promaf, Casa dos Conselhos, Conselho Tutelar, Centro de Convivência de Idosos e o CadÚnico. A visita técnica foi guiada pela coordenadora do CREAS no município, Mariane Melo Aguiar. “Aqui em Pará de Minas já adotamos as medidas socioeducativas em meio aberto há algum tempo. Com isso, eles vieram buscar essa experiência, o que a cidade tem, como é a nossa atuação com o judiciário”, disse Mariane.

Tiago Henrique, técnico de Referência em Medidas Socioeducativas em Aberto do município de Piumhi, gostou do que viu em Pará de Minas. “Viemos com o objetivo de colher informações sobre a experiência prática do município de Pará de Minas, para estamos levando e agregando ao nosso trabalho na cidade de Piumhi”, ressaltou.

A assistente social Vânia Maria dos Reis Soares ressalta que Piumhi ainda não possui uma secretaria específica e que os trabalhos são gerenciados por um Departamento Municipal de Assistência Social. “Estamos realizando esta visita técnica para conhecermos um pouco da trajetória do CREAS, das equipes da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, além de trocarmos experiências sobre o que existe em Pará de Minas”, disse.

Luciana Justino Rodrigues, coordenadora do CREAS Piumhi, diz que esta visita a Pará de Minas ocorreu por indicação da Secretaria de Estado de Trabalho e Defesa Social – SEDESE. “Pará de Minas é considerada modelo em Assistência Social no estado e nesta visita estamos tendo a oportunidade de ver como é a realidade das ações que contemplam as medidas sócio-educativas aqui para que possamos fazer uma análise do trabalho em nossa cidade”, enfatizou.

Referência para todo o estado

A Prefeitura de Pará de Minas tem ocupado uma posição de destaque junto ao Governo de Minas quando o assunto é a assistência e o desenvolvimento social. Nos últimos dois meses representante das cidades de Divinópolis, São José da Lapa, Lagoa Santa, Serra da Saudade e Vespasiano fizeram visitas técnicas a Pará de Minas, onde trocaram experiências sobre os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

A Juíza da Vara da Infância e Juventude de Vespasiano, Barbara Heleodora Quaresma Bonfim, salientou que a mudança de gestão, a aplicação de recursos, o referenciamento das entidades e o CREAS do município são referência no Estado de Minas Gerais. Ela citou como exemplo o fato de Pará de Minas ter sido convidada pela Secretaria de Estado de Defesa Social, Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo – SEDS/SUASE – para apresentar aos demais Municípios de Minas Gerais as boas práticas nas medidas socioeducativas. Ainda de acordo com a juíza, as medidas socioeducativas em meio aberto acontecem de forma municipalizada em Pará de Minas e integram aos serviços ofertados no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS.

De acordo com o vice-prefeito e secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Pará de Minas, o destaque e reconhecimento fazem parte do trabalho de toda uma equipe que não mede esforço para fazer o melhor a quem precisa. “Ainda temos muito o que fazer e a nossa responsabilidade aumenta a partir do momento em que somos considerados referência para o Estado de Minas Gerais. Essas visitas de pessoas ligadas a assistência social em outros municípios, nos proporciona a troca de ideias, novos conhecimentos para que possamos melhorar ainda mais a nossa prestação de serviço para a população. Para de Minas vive um momento na qual temos lutado muito com as abordagens sociais. Então, é uma troca de experiências, pois também temos o que aprender em visita a outras cidades”, disse Geraldinho Cuíca.

Assessoria de Comunicação Prefeitura de Pará de Minas (PMDB-MG)