1_pmdb_1108.jpg.g

No sentido de alinhar estratégias visando à implantação definitiva da ZPE no município, o prefeito Paulo Piau recebeu ontem (27), em seu gabinete, o presidente da Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação – ABRAZPE, Dr. Helson Braga. Segundo o prefeito, o encontro foi positivo. “O Dr. Helson nos deu um panorama de como está funcionando a ZPE no Brasil, o que pode nos auxiliar na implantação da nossa. É um projeto que considero estruturante e prioritário para o município e queremos vê-lo implantado. Assim, estamos juntando informações que melhorem inclusive o edital da licitação, visto que na última não tivemos participação. Foi um encontro proveitoso para alinhar ideias”, destacou o prefeito.

Braga explicou que a associação é uma sociedade sem fins lucrativos, formadas pelas empresas administradoras de ZPE, além de entidades e instituições que tenham interesse no desenvolvimento do Programa Brasileiro de ZPE’s. “Atuamos desde 1989 coordenando as ações voltadas para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do programa de ZPE no Brasil. Fiquei satisfeito de ver que o prefeito Paulo Piau e os secretários envolvidos entendem a importância da ZPE para a economia uberabense e estão dispostos a colocar o projeto para funcionar”, destacou.

Durante o encontro o prefeito voltou a lembrar da importância da Zona de Processamento de Exportação, destacando a atração de investimentos estrangeiros, o valor agregado das exportações e a criação de empregos, entre outros. O secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, o Superintendente e Projetos e Parcerias Intersetoriais, Glauber Faquineli e o Chefe de Gabinete, Fernando Hueb participaram do encontro.

Informação – As ZPE’s são distritos industriais incentivados, onde as empresas neles localizadas operam com suspensão de impostos, liberdade cambial (podem manter no exterior, permanentemente, as divisas obtidas nas exportações) e procedimentos administrativos simplificados – com a condição de destinarem pelo menos 80% de sua produção ao mercado externo. A parcela de até 20% da produção vendida no mercado doméstico paga integralmente os impostos normalmente cobrados sobre as importações.

Assessoria de Comunicação Prefeitura de Uberaba (PMDB-MG)