27193823826_706c6b95f4_o

O Prefeito Paulo Piau se reuniu hoje (24), em Brasília, com os Ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha, e Minas e Energia, Fernando Filho. Na primeira reunião, o prefeito apresentou a Padilha um histórico sobre a UFN-V (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados) da Petrobras, comumente chamada de Planta de Amônia. Ele falou sobre a paralisação da obra e também sobre as negociações envolvendo o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Codemig, com a Petrobras, na venda dos ativos e no tocante a investidores interessados. Paulo Piau também revelou ao ministro, o interesse de diversas empresas em se instalarem na cidade, justamente devido a Planta de Amônia e também a chegada do gasoduto, que abasteceria o projeto, bem como poderia ser utilizado pelas outras empresas, fomentando uma cadeia produtiva do setor.

“Com um governo novo, estamos atualizando as informações, ou seja, renovando as nossas demandas. Um dos grandes projetos, e que precisa ser retomado pelo Governo Federal é o da Planta de Amônia. Fomos pedir apoio político e institucional do ministro Padilha, que está disposto a nos auxiliar e inclusive, solicitou imediatamente uma agenda no ministério de Minas e Energia para que eu pudesse expor estas questões” disse ele.

Neste desdobramento de agenda, o prefeito esteve com o Ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, onde pode inteirá-lo de todas as questões envolvendo os dois projetos (Planta de Amônia e Gasoduto). “Na verdade estamos fazendo um papel do Governo do Estado, que é o mais interessado em gerar ICMS e emprego, o que estes projetos com certeza proporcionarão. Mas não vamos ficar esperando, vamos antecipando e buscando os canais corretos. Ontem estive como vice-governador de Minas, Antônio Andrade, que tem nos ajudado nesta questão e falei desta agenda em Brasília. Assim, vamos costurando a questão. Particularmente, acho que o melhor caminho é a iniciativa privada entrar neste projeto e externei isso aos ministros. Temos grupos de investidores interessados. Mas, para isso, é necessário que os impostos para quem produz no Brasil, seja igual ao de quem produz fora. Taxar um e outro não, impede uma concorrência justa e causa desinteresse em quem deseja produzir fertilizante aqui, por isso, a necessidade de mudar a questão fiscal também”, destacou.

Ainda segundo o prefeito, o Governo Temer tem como missão principal a questão econômica, que impacta diretamente na recuperação das industrias e na abertura de postos de trabalho, “e a planta de amônia e o gasoduto, desta forma, devem ficar no foco deste governo, pois estão inseridas neste contexto”.

Ainda em Brasília, Piau esteve com o presidente da Frente Parlamentar de Agricultura, Deputado Federal Marcos Montes, onde discutiu questões inerentes ao setor e encontrou com outros deputados, lembrando que o contato com os parlamentares auxilia na apresentação das demandas do município. O prefeito também esteve na Advogacia Geral da União, onde discutiu sobre a cessão de área no Tita Rezende para implantação do minidistro e também da cessão de área do Dnit para a Polícia Militar de Minas Gerais. “Os órgãos de controle da União estão preocupados com a questão do ano eleitoral, mas não estamos falando de doação, e sim, de cessão. Então acredito que já estamos conseguindo destravar esta questão. Inclusive a Polícia Militar já sinalizou positivamente com a implantação do segundo Batalhão, aguardando apenas a área”, finalizou Piau, que cumpre agenda em Uberaba, nesta quarta-feira (30).