1_pmdbminas_297.jpg.g

O PMDB Afro-brasileiro de Minas Gerais reuniu-se, no dia 19 de setembro, na sede estadual do Partido, com o objetivo de discutir a organização do núcleo, visando as eleições de 2014 e também o Congresso Nacional do PMDB Afro. Estiveram presentes os diretórios municipais do núcleo Afro dos municípios de Belo Horizonte, Itaúna, Nova Lima e Santa Luzia.

Arcanjo Pimenta, presidente em exercício do núcleo, sinalizou aos participantes a respeito da necessidade em agilizar o trabalho para a criação das comissões provisórias nos municípios do Estado, com o intuito de preparar o núcleo afro para as eleições do próximo ano.

“Em 2012 nosso trabalho foi relevante. Nós demos total apoio ao PMDB. Para as próximas eleições, acho fundamental que negros e negras dos inúmeros municípios de Minas possam colocar seu nome à disposição como candidatos, como forma de se fortalecerem, enquanto núcleo, e também para intensificar o trabalho de promoção da igualdade racial”.

Arcanjo sugeriu que seja realizada uma reunião com o presidente do PMDB de Minas Gerais, deputado federal Saraiva Felipe, para discutir e apresentar as ações que têm sido desenvolvidas pelo grupo.

Durante a reunião, criou-se um grupo de trabalho que será coordenado pelo vice-presidente, do núcleo, José Antônio da Silva Filho. Segundo José, seu objetivo é a elaboração de um plano estratégico visando otimizar as ações do grupo.

O presidente do núcleo negro em nível nacional, Vanderlei Lourenço, discorreu sobre a importância da participação dos negros e dos movimentos sociais em geral, na vida partidária. Relatou os acontecimentos da última reunião do PMDB Afro nacional, ocorrida em Brasília, no dia 11 de setembro. Na ocasião, o grupo se reuniu com o presidente Valdir Raupp e fez uma visita ao vice-presidente da República Michel Temer, recebendo, de ambos, incentivo para avançar no trabalho e atrair bons quadros para a disputa eleitoral de 2014.

Arcanjo Pimenta e Vanderlei também falaram aos presentes sobre o Congresso Nacional do PMDB Afro-brasileiro, marcado para o dia 05 de novembro, na Câmara Federal. O objetivo é eleger a Comissão definitiva do núcleo. O Grupo voltará a se reunir para indicar os delegados mineiros que participarão do evento.

Encerrando a reunião, o ex-vereador de Belo Horizonte, Geraldo Félix, fez considerações a respeito do tamanho e história do PMDB e sinalizou que o Partido deve abraçar a causa da igualdade racial, através do trabalho de políticas públicas que diminuam a distância social entre negros e brancos.