1_pmdb_1206.jpg.g

O PMDB de Minas Gerais realizou, na manhã do dia 26 de outubro, na Câmara Municipal de Ponte Nova, o 8º Encontro Regional do Partido, reunindo as coordenadorias de Ponte Nova, Viçosa, Ouro Preto, João Monlevade, Itabira e Manhuaçu.

Estiveram presentes o presidente do PMDB de Minas, deputado federal Saraiva Felipe, o ex-presidente do PMDB e ex-deputado Armando Costa, o deputado federal João Magalhães, os pré-candidatos a deputado federal Elder Abreu e Rodrigo Pacheco, o ex-deputado Paulo Pettersen, o prefeito de Alvinópolis, Milton Ayres, o prefeito de Barão de Monte Alto, Alexandre Pereira, o vice-prefeito de Caparaó, Elias Rodrigues, o candidato a prefeito pelo PMDB em Bela Vista de Minas, Ronaldo Valamiel, vereadores, presidentes de diretórios municipais e lideranças dos municípios de Ponte Nova, Barra Longa, Dom Silvério, Manhuaçu, Viçosa, Coimbra, Cajuri, Acaiaca, Itabira, Muriaé, Carangola, Bela Vista de Minas, Santa Margarida, Ouro Preto, Manhuaçu, Oratórios e João Monlevade.

Saraiva Felipe deu início ao Encontro ressaltando a importância da candidatura própria do PMDB ao governo do Estado. De acordo com ele, este é um sentimento nacional do Partido, que pretende lançar, em todos os grandes estados, nomes que possam representar a sigla na disputa eleitoral do próximo ano. Iniciou o discurso falando a respeito da candidatura própria no Estado.“Ninguém organiza um partido em Minas sem lançar candidato. Até o presente momento, o nome disponível é o do senador Clésio Andrade, que tem percorrido o Estado, visitando inúmeros municípios nos quais estamos realizando encontros como este. Nosso objetivo é lutar para que ele cresça nas pesquisas para construirmos um novo projeto do PMDB”.

Saraiva ressaltou que, atualmente, o povo mineiro entende o quão necessário é a despolarização da política no Estado.

“Nós apresentamos à sociedade uma terceira via e precisamos do trabalho e colaboração de toda a base do PMDB para dar sustentação a este novo projeto”.

Para que este fortalecimento do PMDB ocorra, Saraiva endossou a necessidade da reestruturação do Partido nos 853 municípios mineiros. Solicitou que os peemedebistas se reúnam e criem comissões provisórias nas cidades em que não existe nenhuma estrutura partidária e nas quais já existem comissões, realizem convenções municipais, até o fim deste ano, com o objetivo de instaurarem diretórios municipais.

“Vale ressaltar que apenas os diretórios elegem os delegados que votam na Convenção Estadual do próximo ano”.

Em relação à fidelidade partidária, o presidente estadual citou a aprovação de uma resolução que implica que, nas próximas eleições, os diretórios devem apoiar ao menos um deputado federal ou estadual do PMDB, dando a eles, pelo menos, 20% dos votos válidos do município. Nas cidades em que um candidato do Partido tenha uma votação menor do que a porcentagem estipulada, o diretório municipal é extinto instantaneamente no TER.

Saraiva explica que a advertência ocorrerá também aos deputados, em nível estadual e federal, que, nas eleições municipais, apoiarem concorrentes de outros partidos, em cidades nas quais haja candidatura do PMDB.

Finalizando seu discurso, o presidente lembrou aos presentes que Josué Gomes, filho do ex-vice-presidente da República, José Alencar, filiou-se ao PMDB de Minas. Segundo Saraiva, além de Josué, outros nomes de peso vieram para o Partido com o intuito de qualificar e fortalecer os quadros partidários em todas as regiões de Minas nas eleições do próximo ano.

Em sintonia com o discurso do presidente, o ex-deputado Armando Costa citou o nome de Josué Gomes como uma grande aquisição para o PMDB mineiro. Aproveitando a oportunidade, convidou todos os presentes para participarem, no dia 4 de novembro, em Belo Horizonte, da Reunião Extraordinária do PMDB, que dará boas-vindas a Josué e a todos os novos filiados do Partido.

Armando Costa aproveitou para estimular os peemedebistas locais a se organizarem, fazerem reuniões mensais, discutirem os problemas de seus municípios e apresentarem propostas à população local.

“O PMDB é o maior partido do Brasil, mas tem condições de se tornar também o melhor. Para isso, precisamos de organização. Peço a todos vocês, que façam filiações de qualidade, que montem em suas cidades os núcleos partidários e procurem a Fundação Ulysses Guimarães em Minas para instaurarem os cursos do EAD em seus municípios. Eles são fundamentais para que possamos fazer uma política de qualidade”.

De acordo com o ex-presidente do PMDB, a reestruturação do Partido no Estado dá sustentação para que, até o fim do ano, sejam criados diretórios dispostos a servir à sociedade e trabalhar em prol da candidatura própria da sigla.

O deputado federal João Magalhães, também pontuou, em sua fala, a importância da candidatura própria do PMDB para alavancar a campanha dos candidatos do Partido, tanto na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, quanto na Câmara dos Deputados.

“Infelizmente, o PMDB de Minas tem base, mas vive à sombra de outros partidos. A reorganização peemedebista em cada município é essencial para que nossa postura mude. O trabalho proposto hoje deve ter em mente o fortalecimento do nome do senador Clésio Andrade ao governo do Estado. Contamos com o apoio de todos vocês. Eu, o presidente Saraiva e todos os deputados estaduais e federais estamos à disposição para auxiliar essa reestruturação”.

O advogado e pré-candidato a deputado federal Rodrigo Pacheco, natural de Passos, fez uso da palavra para, mais uma vez, falar a respeito da fidelidade.

“Tenho viajado por todo o Estado, pregando a fidelidade como uma via de mão dupla. A união e apoio da base do PMDB são essenciais para a vitória dos nossos candidatos no próximo ano. Essa fidelidade, porém, vem também por parte dos deputados eleitos, que têm a obrigação de estar ao lado dos presidentes dos diretórios municipais e candidatos a prefeito e vereador de cada cidade em 2016, nas eleições municipais”.

Elder Abreu, também pré-candidato a deputado federal, finalizou a reunião pedindo ética aos peemedebistas presentes.

Segundo ele, é a partir desses valores que será possível discutir os novos rumos do PMDB para o futuro.

“Tenho, cada vez mais, a consciência de que o respeito e colaboração mútua da base e cúpula partidária estão intimamente ligados à união e unidade, responsáveis pela construção de um projeto mais próximo dos valores cívicos que construirão uma nova realidade para o povo mineiro”.

No segundo momento da reunião, os dirigentes partidários ouviram as sugestões e reivindicações das lideranças dos municípios presentes.

Na tarde deste sábado, 26 de outubro, a comissão do PMDB estadual reuniu-se em Barbacena, com o intuito de realizar mais um Encontro Regional com as coordenadorias de Barbacena, Congonhas, Conselheiro Lafaiete e São João Del Rey.

Assessoria de Comunicação PMDB-MG