1_pmdb_1207.jpg.g

Na tarde do dia 26 de outubro, o PMDB de Minas Gerais reuniu-se, em Barbacena, com o intuito de realizar o Encontro das coordenadorias regionais do Partido de Barbacena, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, São João Del Rey.

Estiveram presentes o presidente da sigla no Estado, deputado federal Saraiva Felipe, o ex-senador Hélio Costa, o ex-prefeito de Barbacena e tesoureiro da Comissão Executiva do PMDB de Minas Gerais, Célio Mazzoni, o ex-presidente do PMDB Estadual, Armando Costa, os pré-candidatos a deputado federal Elder Abreu e Rodrigo Pacheco, o vereador e presidente do PMDB de Barbacena, Luiz Gonzaga, o vereador Ronaldo Braga, o vice-prefeito de Conselheiro Lafaiete, Darci Tavares, o prefeito de Paiva, Jair Toledo, Eloisa Helena, representando o pré-candidato ao governo do Estado pelo PMDB, senador Clésio Andrade, presidentes de diretórios municipais e lideranças dos municípios de Barbacena, Congonhas, Catas Altas da Noruega, Resende Costa, Senhora dos Remédios, Pinheiro Grosso, Dores de Campos, Queluzito, Alto Rio Doce, Conselheiro Lafaiete, São Brás do Suaçuí, Ouro Branco e Antônio Carlos.

Seguindo a pauta das reuniões anteriores, Saraiva iniciou o encontro ressaltando a importância da candidatura própria do PMDB ao governo do Estado e o quão enfático tem sido ao conversar com a imprensa em nível nacional e estadual.

“Tenho sido procurado, como presidente do PMDB de Minas, pelos jornais de circulação estadual e nacional no que diz respeito ao cenário eleitoral do próximo ano. Faço questão de colocar sempre que o PMDB tem projeto de candidatura própria para o governo do Estado em todo o país no próximo ano e, até o momento, o nome colocado à disposição para a disputa em Minas Gerais é o do senador Clésio Andrade que, juntamente comigo e com o ex-presidente do PMDB, Armando, tem viajado pelo interior, firmando compromisso de novas propostas e estratégias para os mineiros em 2014”.

Saraiva fez um balanço positivo das eleições municipais, lembrando que, no Estado, o PMDB fez 119 prefeituras e está presente nas quatro maiores cidades do Estado, com prefeitos em Juiz de Fora e Uberaba e vice-prefeitos nos municípios de Juiz de Fora, Governador Valadares, Uberlândia e Montes Claros. Em relação à Região Metropolitana, assinalou que o Partido elegeu oito prefeitos e sete vice-prefeitos, aumentando a participação da sigla de 13 para 34 cidades.

Em relação à situação dos diretórios municipais, Saraiva salientou que, no período no qual o presidente Antônio Andrade deixou a direção estadual para assumir o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o partido tinha anotado, junto ao TER, apenas 160 municípios.

“Temos uma ordem do PMDB Nacional, através do presidente, senador Valdir Raupp, que, até o fim do ano, sejam realizadas as convenções municipais em, pelo menos, 600 municípios de Minas Gerais. Este apelo foi feito pelo fato de que apenas os delegados podem votar nas convenções do próximo ano, que antecedem as eleições”.

O presidente estadual do PMDB fez uma leitura da condição partidária nos municípios da região, levantando em quais cidades existe ou não estrutura da legenda.

Em relação à fidelidade partidária, Saraiva foi enfático ao lembrar que, no próximo ano, o PMDB será rigoroso no que diz respeito à atuação dos diretórios municipais em apoio à candidatura dos deputados federais e estaduais do Partido.

“Em Minas Gerais, a decisão é que os deputados estaduais e federais que disputarem as eleições pelo Partido tenham, pelo menos, 20% dos votos válidos nos municípios em que exista diretório municipal. Nas localidades em que os nomes do PMDB não tenham o mínimo exigido dos votos, implicação na anulação da executiva municipal junto ao TRE”.

A exigência da fidelidade partidária será imposta também aos deputados do Partido. De acordo com Saraiva, a Executiva Estadual está disposta a enquadrar aqueles que apoiarem prefeitos e vereadores de outros partidos nos municípios nos quais existam candidatos do PMDB disputando as eleições.

Em sintonia ao discurso de Saraiva, o pré-candidato à Câmara dos Deputados, Rodrigo Pacheco, conversou com a militância a respeito do fortalecimento do PMDB em todo o Estado e a questão da fidelidade partidária, com o compromisso mútuo da base com a cúpula.

“Tenho viajado com Saraiva e, em todos os lugares, tenho sido firme no que tange a um comprometimento com a base e vice-versa. Reuniões, como estas que estamos fazendo, devem ser realizadas não apenas no ano que antecede as eleições para o governo do Estado e de deputados, mas também um ano antes das eleições municipais, dando sustentação às candidaturas dos vereadores e prefeitos do PMDB”.

O ex-senador Hélio Costa parabenizou o presidente Saraiva pelo trabalho realizado, através das reuniões pelo interior, e declarou ser a favor da candidatura própria ao governo de Minas.

“Precisamos fortalecer o PMDB em nosso Estado. Só conseguiremos mostrar essa força se tivermos em mente que, como maior partido do Brasil, temos de apresentar um nome que sirva de terceira via em meio ao cenário político polarizado, no qual Minas se encontra há anos. A campanha de 2010 foi dolorosa. O Estado comprou os prefeitos e, infelizmente, não conquistamos a vitória. Creio que o PMDB está mais maduro, organizado, competitivo e certo de que o momento para mostrar essa mudança é agora”.

O ex-presidente Armando Costa, como tem pronunciado em todos os encontros, ressaltou a importância das filiações de qualidade, da formação de núcleos partidários comprometidos com os ideais partidários e de diretórios municipais politizados e competitivos.

Em relação às manifestações populares ocorridas em meados deste ano, Armando sinaliza que o clamor das ruas deve ser a preocupação diária daqueles que querem fazer a política pensando em uma sociedade mais humana e menos corrupta.

“O povo pediu mudanças e, nós, como agentes políticos, temos de estar atentos para trabalhar a partir desse clamor. A eleição do próximo ano será diferente de todas as vistas anteriormente. O PMDB precisa e tem de acordar para que seus quadros sejam vistos como agentes transformadores”.

O tesoureiro Célio Mazzoni finalizou os discursos sinalizando seu desapontamento com o trabalho realizado pelas coordenadorias do PMDB. Colocou-se à disposição do presidente Saraiva para olhar atentamente para as coordenadorias presentes e trabalhar para que os municípios criem comissões provisórias e realizem convenções municipais até o fim do ano, como foi sugerido por Saraiva.

Em relação à fidelidade partidária, Célio declarou que, em sua opinião, as bases do PMDB têm a obrigação de dar apoio não apenas a um deputado federal ou estadual do PMDB, mas sim aos dois.

“O trabalho de conscientização da militância deve começar o quanto antes. O PMDB deve começar a pensar como outros partidos, dando apoio, sustentação e votos aos seus companheiros. Se este trabalho der certo, temos chances reais de trabalhar a candidatura do senador Clésio para o governo do Estado e poderemos, sim, ser a transformação que o povo mineiro precisa”.

No segundo momento da reunião, as lideranças presentes também fizeram o uso da palavra e conversaram com a cúpula peemedebista a respeito das reais condições de seus municípios.

O próximo Encontro Regional será realizado no dia 9 de novembro, no município de Caratinga.

Assessoria de Comunicação PMDB-MG