1_pmdb_1201.jpg.g

O PMDB de Minas Gerais realizou, na manhã de sábado, 19 de outubro, o Encontro da Coordenadoria de Passos, com o objetivo de fortalecer e reorganizar o Partido na região, visando às eleições de 2014.

Estiveram presentes o presidente do PMDB de Minas Gerais, deputado federal Saraiva Felipe, o suplente da Executiva Estadual, deputado estadual Leonídeo Bouças, o 3º vice-presidente do PMDB e ex-deputado Marcos Lima, o ex-presidente do PMDB e ex-deputado Armando Costa, o ex-prefeito de Passos, Dr. José Hernani da Silveira, o pré-candidato a deputado federal, natural do município, Rodrigo Pacheco, dentre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, presidentes de diretórios e comissões provisórias e lideranças de municípios como: São João Batista do Glória, São Sebastião do Paraíso, São Tomás de Aquino, Vargem Bonita, Piumhi, Pratápolis, Nova Resende, Monte Santo de Minas, Jacuí, Itaú de Minas, Alpinópolis, Bom Jesus da Penha, Carmo do Rio Claro, Cássia, Delfinópolis, Ibiraci, Fortaleza de Minas .

Segundo o presidente Saraiva, o PMDB tem feito reuniões em todo o Estado, com o objetivo de discutir e reorganizar a sigla, transformando as comissões provisórias em diretórios municipais e, estimulando a criação de comissões provisórias aonde não se tem representação alguma do Partido.

“O presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), solicitou que, até o final do ano, sejam realizadas as Convenções Municipais, para que possamos começar 2014 com, pelo menos, 600 diretórios. É fundamental que as cidades em que já existam comissões provisórias realizem essas Convenções, pois somente os delegados podem votar na Convenção Estadual no próximo ano, quando será escolhido o candidato do PMDB ao governo de Minas”.

Ainda em relação às eleições do próximo ano, Saraiva Felipe explicou que, em nível nacional, o PMDB, através do vice-presidente da República, Michel Temer, apoiará a reeleição da presidenta Dilma, mas que, em Minas Gerais, o PMDB pretende ter candidatura própria.

“Em Minas, temos como nome colocado pelo Partido, até o momento, à disposição como pré-candidato ao governo, o do senador Clésio Andrade. Ele tem viajado, juntamente com a comissão realizadora dos Encontros Regionais, pelo interior de Minas Gerais para ajudar a fortalecer a sigla”.

O presidente estadual mencionou também a questão da filiação de Josué Gomes, filho do ex-vice-presidente da República, José Alencar. Segundo ele, Josué entra para o PMDB para auxiliar o partido no que for preciso.

“Josué, como ele mesmo declarou em Brasília no momento em que ingressou no Partido, veio para somar forças junto ao PMDB de Minas Gerais. Não veio para assumir um cargo específico, mas para nos auxiliar no que for necessário”.

Finalizando sua fala, Saraiva foi enfático no que diz respeito à fidelidade por parte dos diretórios Municipais. Segundo ele, os diretórios municipais devem apoiar pelo menos um candidato a deputado federal ou estadual do PMDB.

“Os diretórios em que, nas eleições do próximo ano, os deputados do partido não tiverem, pelo menos, 20% dos votos válidos nos municípios em que houver diretório do PMDB, cairão automaticamente e serão considerados infiéis à cúpula”.

Em tom de críticas ao governo estadual, o ex-prefeito de Passos, Dr. José Hernani, declarou a situação precária na qual Minas Gerais se encontra, no que tange à educação, à segurança e à saúde.

“Minas Gerais está, há doze anos, sob o domínio de outro governo. Questões básicas como a valorização dos profissionais da educação, hospitais sem equipamentos e estrutura para atender a toda a população e a violência que, ao contrário do restante da região sudeste, é a única que cresce, faz com que nós, mineiros, estejamos entregues ao descaso. Precisamos dessa renovação e mudança. Como o próprio presidente Saraiva disse, o PMDB, hoje, tem como pré-candidato, o senador Clésio Andrade. Nossa obrigação, enquanto cidadãos e peemedebistas, é nos reestruturarmos pelo Estado para ajudar no projeto da vitória do Partido nas eleições ao governo de Minas Gerais”.

Alinhado aos discursos anteriores, o ex-presidente do PMDB Estadual, Armando Costa, solicitou aos municípios que participaram do evento que discutam em seus municípios os problemas atuais da população local, vejam as possíveis formas de ajudar a contorná-las e tragam, para o partido, pessoas que possam somar, não apenas em quantidade, mas principalmente, em qualidade.

“O PMDB tem a obrigação, principalmente depois dos clamores das ruas, que ocorreram no meio deste ano, de escutar os anseios da sociedade. Somos o partido democrático do Brasil, temos uma história de luta desde o período da ditadura e precisamos governar para garantir a melhoria na qualidade de vida da população”.

Leonídeo Bouças, deputado estadual do PMDB, falou aos presentes da importância das reuniões que o PMDB tem realizado pelo interior do Estado.

“Nenhum partido consegue percorrer o Estado, um ano antes das eleições, com o objetivo de reestruturar suas bases e conversar com os peemedebistas, esclarecer problemas e encontrar soluções que possam fazer o PMDB crescer”.

Leonídeo reiterou também a importância da fidelidade dos diretórios no que diz respeito à eleição dos deputados federais e estaduais do PMDB.

“Somos, sim, o maior partido do País, mas muitas pessoas não sabem que o tempo de televisão e rádio que o PMDB tem está relacionado ao número de deputados do Partido eleitos na Câmara Federal. É por isso que, temos solicitado que, em todo o Estado, tenhamos representações de qualidade para ocupar vagas, tanto na Assembleia Legislativa, quanto na Câmara”.

Encerrando os pronunciamentos, o pré-candidato a deputado federal Rodrigo Pacheco, natural de Passos, fez um apelo às lideranças presentes.

De acordo com ele, as eleições do próximo ano serão cruciais para que os prefeitos e diretórios do PMDB se comprometam com os deputados estaduais e federais que entrarão na disputa.

“A fidelidade partidária é uma via de mão dupla. O apoio que será prestado aos candidatos no próximo ano, será fundamental para o auxílio nas eleições municipais de 2016. A base deve ficar atenta no sentido de cobrar a assistência por parte dos deputados que receberam apoio para se elegerem em 2014. Pedimos que vocês também comuniquem à Executiva Estadual, quando essa infidelidade partidária ocorrer por parte dos deputados do Partido”.

O PMDB de Minas realizou, ainda neste fim de semana, Encontro Regional em Varginha, no dia 20 de outubro.

Assessoria de Comunicação PMDB-MG