1_pmdb_1265.jpg.g

Aconteceu na tarde de hoje, 20 de março, na sede do PMDB de Minas Gerais, reunião da Executiva Estadual para a transferência de cargo da presidência do partido do deputado federal Saraiva Felipe para o deputado federal Antônio Andrade, que havia se licenciado, no período de março do ano passado até a presente data, para assumir a pasta da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, junto ao governo Federal.
Na oportunidade, o deputado federal Saraiva Felipe ressaltou que, enquanto presidente, levou o discurso da candidatura própria, juntamente com o senador Clésio Andrade, que se dispôs a colocar como nome a pré-candidato para a disputa ao governo do Estado em Minas Gerais.

“Reconheço que existem posições diferentes dentro do partido, mas para mim, o melhor caminho a ser trilhado é o da candidatura própria. Todos os partidos que nos procuraram e por aqui passaram, como, por exemplo, o PROS, o PC do B o Solidariedade, o PPL e o PSDB, foram de maneira cortês, em uma discussão com todos os companheiros que quiseram estar presentes, sempre em reuniões com portas abertas”.

Saraiva Felipe ressaltou que, em todas essas conversas, procurou dar um caráter institucional, fugindo de qualquer abordagem pessoal.

Ainda em relação ao trabalho à frente do PMDB, agradeceu a colaboração dos núcleos da juventude, do PMDB Afro-brasileiro e PMDB Mulher e ressaltou que os onze encontros realizados no interior fizeram com que o PMDB crescesse e se fortalecesse nos municípios, pensando nas eleições que ocorrerão em outubro deste ano.

Quanto à decisão dos rumos da sigla no Estado, Saraiva sinalizou que há um longo caminho até a convenção e que a direção partidária tem a obrigação de discutir democraticamente, ouvindo os vários segmentos e interesses legítimos.

Ao reassumir a presidência do PMDB, o deputado federal Antônio Andrade agradeceu a todos os companheiros do partido e endossou que sua indicação ao Ministério só ocorreu devido ao apoio majoritário dos deputados estaduais e federais do PMDB de Minas Gerais.

Andrade sinalizou que, durante um ano e um dia em que esteve à frente da pasta, em Brasília, atendeu prontamente a todos que o procuraram em nome da sigla.

Em relação às eleições deste ano, Antônio Andrade declarou que o PMDB, por ser um partido grande, possui posições divergentes, mas que todas as ações serão discutidas democraticamente com o intuito de encontrar o melhor caminho para o Partido.

“A decisão será tomada em cima do voto majoritário e daqueles que pensarem majoritariamente qual o rumo que a sigla deve seguir. Peço que a decisão, depois de tomada, seja acompanhada por todos os companheiros, mesmo que em convenção. Que possamos permanecer unidos. Vamos conversar ao longo desses cem dias que antecedem a convenção estadual e vamos ouvir todos para tomarmos a melhor decisão”.

Pré-candidato ao governo pelo PMDB, o senador Clésio Andrade, reafirmou que a tese da candidatura própria do Partido ao governo de Minas está cada vez mais forte.

Segundo ele, as bases partidárias em todo o Estado defendem o lançamento da candidatura e somente o PMDB será capaz de transformar Minas Gerais, trazendo mais recursos e investimentos para obras e setores fundamentais da economia mineira.

“A situação de Minas está caótica em todos os setores, como infraestrutura, segurança, saúde e educação, e somente o PMDB tem condições de articular os investimentos necessários para transformar a realidade mineira e estamos preparados para isso”.

Clésio Andrade destacou que as divergências no Partido não alteram o trabalho que está sendo feito para o lançamento da sua candidatura ao governo de Minas

“O PMDB é democrático e todas as questões serão discutidas e analisadas. Não tenho dúvida de que o partido optará pela nossa candidatura e sairemos de todo o processo unidos e fortes.”