1_pmdb_1191.jpg.g

O PMDB de Minas Gerais realizou, na manhã do dia 29 de setembro, o 5º Encontro Regional no município de Juiz de Fora, com o objetivo de reunir os municípios que fazem parte da Zona da Mata, fortalecendo e reestruturando a sigla para as eleições de 2014.

Estiveram presentes o presidente do PMDB de Minas Gerais, deputado federal Saraiva Felipe, o senador Clésio Andrade, o secretário-geral e deputado estadual Sávio Souza Cruz, o prefeito de Juiz de Fora e anfitrião do evento, Bruno Siqueira, o vice-prefeito do município, Sérgio Rodrigues, o prefeito de Rio Pomba, Dr. Fernando Macedo, o prefeito de Pequeri, Joaquim de Faria, o prefeito de Rio Preto, Agostinho de Paiva, o prefeito de Astolfo Dutra, Romildo Filguera, o prefeito de Oliveira Fortes, Hilário Macedo, o vice-prefeito de Olaria, Fábio D’Ávila, a vice-prefeita de Senador Firmino, Eluira Barros, e vereadores, presidentes de diretórios municipais e comissões provisórias e coordenadores de mais de 30 cidades da região.

O presidente Saraiva Felipe abriu a reunião falando da necessidade de reorganizar o PMDB. De acordo com ele, o senador Valdir Raupp pediu que até o final deste ano, sejam realizadas convenções municipais em, no mínimo, 600 municípios. Segundo o presidente, este trabalho será fundamental para que o PMDB saia vitorioso no próximo ano, no que tange às candidaturas a deputado estadual, federal e ao governo do Estado.

“Eu defendi, juntamente com o PMDB Nacional e todos os presidentes de diretórios estaduais do País, que, a partir das eleições do próximo ano, a localidade em que o partido não tiver 20% dos votos contabilizados para candidatos do PMDB, o diretório caia automaticamente. Essa infidelidade, infelizmente também ocorre por parte dos dirigentes estaduais e federais que sobem em palanques de outros partidos, fazendo campanha para adversários do PMDB. O Partido, em nível nacional, será rigoroso também com essas lideranças”.

Saraiva ressaltou também que os municípios cuidem para formar o PMDB Mulher, a JPMDB, o PMDB Afro-brasileiro e o Sindical.

Em relação às eleições para o Governo, o presidente estadual lembrou que o senador Clésio tem percorrido o interior como pré-candidato pelo Partido.

“Estamos dispostos a percorrer todos os cantos de Minas Gerais. O nome colocado, até o momento como candidato pelo partido, é o senador Clésio Andrade, que tem assumido uma postura crítica em relação à atual condição do Estado. Nosso objetivo é fortalecer a sua candidatura e apoiá-lo para que o PMDB assuma o governo”.

Armando Costa, ex-presidente do PMDB, sinalizou, em sintonia com o discurso de Saraiva, a necessidade de reformulação do Partido nos municípios.

De acordo com ele, o nome do senador Clésio Andrade como candidato ao governo em 2014 é a garantia de que o PMDB volte ao poder.

“Nós precisamos ter diretórios municipais, se possível, em todas as cidades de Minas Gerais. Isso será fundamental para a eleição dos deputados na esfera estadual, federal e para a conquista do governo”.

O deputado estadual e secretário-geral Sávio Souza Cruz fez uso da palavra para criticar a gestão que está no poder há doze anos em Minas.

Falou dos problemas relacionados à dívida do Estado para com a União, do fracasso das políticas públicas privadas, as PPP’s, da segurança, saúde e educação.

“Companheiros, tivemos a oportunidade de ver, nesses dias, uma propaganda que propõe ao povo uma conversa com o governo. Se fôssemos conversar, infelizmente, seria para contar que a educação vai mal. Infelizmente, temos um governo que prefere gastar 2.700,00 com um preso do que pagar o piso nacional aos nossos professores. Por isso, tivemos a maior greve da história em 2011. Em relação à saúde, temos um Estado que é campeão em casos de dengue. Em relação à segurança, somos o único estado do Sudeste em que a criminalidade aumenta. Nós do PMDB, queremos realmente conversar e, inclusive, estamos dispostos a fazer a diferença para mudar a realidade mineira”.

O prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira, fez um breve histórico das eleições municipais de 2012 e parabenizou o trabalho feito pela Executiva Estadual, responsável por fortalecer os diretórios e auxiliar, viabilizar e apoiar as candidaturas peemedebistas em todo o Estado.

“Eu, como prefeito de Juiz de Fora, acredito que a candidatura do senador Clésio Andrade pode ser um novo marco da política mineira. Espero que, como ocorreu no ano passado, as eleições de 2014 apoie a ideia de candidatura própria do PMDB. Temos uma história e não podemos continuar a reboque de outros partidos políticos”.

O pré-candidato ao governo do Estado pelo PMDB, senador Clésio Andrade, colocou-se mais uma vez à disposição do Partido.

Sinalizou problemas que fazem parte da realidade do Estado, como a mobilidade urbana, a saúde, a educação e segurança.

“O PMDB tem uma grande preocupação com Minas Gerais e com os mineiros. Infelizmente, foi realizado pouco, tanto em nível federal, quanto estadual para nosso povo. Precisamos da duplicação da BR-040, de investimentos nas BRs 116, 262, 367, dentre tantas outras. Em relação à mobilidade, precisamos de transporte público de qualidade. A saúde estadual é de péssima qualidade. Precisamos de mais equipamentos, hospitais, médicos, e aumentar o orçamento destinados à saúde. Em relação à segurança, Minas Gerais é o único estado do Sudeste em que o número de crimes violentos aumentou. Em termos de investimentos, perdemos mais de 50 bilhões e, na educação, há um grande desrespeito com os professores que não recebem nem o piso nacional”.

Clésio, como candidato ao governo no próximo ano, pretende apresentar propostas que busquem solucionar a situação atual. E, de acordo com ele, através do fortalecimento e reestruturação dos diretórios municipais, as bases darão total apoio e sustentação à sua campanha ao governo do Estado.

“Do final do ano até fevereiro de 2014, pretendo viajar para mais de 300 municípios e me coloco como soldado na luta do próximo ano, para a elaboração dos planos e ações que viabilizem a vitória do PMDB e do povo mineiro”.

Dando seguimento ao encontro, inúmeras lideranças apresentaram suas ideias e sugestões para a melhoria da sigla em seus municípios.

O próximo Encontro Regional do PMDB será realizado em Patos de Minas e Paracatu, no dia 12 de outubro.

Assessoria de Comunicação PMDB-MG