PMDB Mulher


PMDB MulherO PMDB Mulher de Minas Gerais tem sua atuação firmada em objetivos que buscam organizar, unir e orientar as mulheres para uma maior participação no partido. Para isso, elas contam com o apoio do presidente estadual do partido, Antônio Andrade e da presidente nacional do PMDB Mulher, Fátima Pelaes, acreditando que o fortalecimento do núcleo feminino é o crescimento da legenda.

Alguns valores permeiam a luta das mulheres desde a criação deste núcleo, ocorrida em maio de 2003. O primeiro e fundamental valor é o compromisso com a democracia, que é uma bandeira desde a criação do partido. Além disso, as peemedebistas buscam garantir a formação política da mulher, ampliando seus conhecimentos para facilitar a sua participação nas decisões e ações partidárias. A promoção à igualdade de oportunidades nos cenários políticos, no exercício dos seus direitos, no acesso ao poder, ao mercado de trabalho, à saúde, à educação e à moradia, também são pilares na luta do PMDB Mulher por um País melhor.

As integrantes do PMDB Mulher combatem problemas diversos que as envolvem no dia a dia, como a violência (principalmente a doméstica); a saúde (altos índices de gravidez na adolescência); o elevado índice de mulheres fora do mercado de trabalho e a desigualdade salarial entre homens e mulheres; e a baixa participação das mulheres nos espaços de poder.

A presidente do PMDB Mulher em Minas Gerais, Maria Aparecida Andrade Moura, trabalha em conjunto com as lideranças estaduais e nacionais do partido para a construção de um futuro melhor para as mulheres, sem discriminação e preconceito, aumentando a sua participação nas decisões da política nacional.

Alguns cursos são oferecidos pelo PMDB Mulher em parceria com a Fundação Ulysses Guimarães. Na modalidade ensino a distância, são disponibilizados vários cursos que visam à preparação política, atendendo diferentes públicos:

- Curso Básico de Formação Política Ulysses Guimarães: trata-se de uma formação de líderes, apresentando conteúdo histórico e teórico da política, da democracia brasileira, de marketing, e da liderança política, objetivando preparar o cidadão para a construção de uma nação soberana capaz de contribuir para a consolidação do regime democrático, pluralista e socialmente justo, onde a riqueza criada seja instrumento do bem-estar de todos.

- Curso para Gestores Públicos Municipais: dividido em três módulos, proporciona a atualização e o aperfeiçoamento dos gestores dos poderes Legislativo e Executivo, desenvolvendo competências necessárias ao desempenho de suas funções governativas, e ainda para todo cidadão que tenha interesse em entender a mecânica das administrações públicas municipais, para o pleno exercício da cidadania.

- Dicção e Oratória Comunicação de alto impacto: O curso apresenta técnicas para a elaboração de um bom discurso.

- Formação Política para a Juventude: Este curso encontra-se dividido em dois módulos (eixo), sendo que o primeiro apresenta a base sobre os conceitos política, poder, democracia e cidadania. A etapa seguinte trata sobre a realidade vivida pela juventude, sobre os movimentos sociais, as políticas públicas, a liderança e o Estatuto da Juventude.

- Curso Preparatório para candidatos a prefeito, vice–prefeito e vereadores: Apresenta um conteúdo mínimo para formar líderes interessados em concorrer a mandatos eletivos e classistas. Este curso tem por objetivo preparar os candidatos para que possam, em todo o território nacional, deter o conhecimento das atribuições do cargo que postulam.

- Curso para Agentes de Cidadania Comunitária: Tem por objetivo suscitar o debate e o amadurecimento de uma postura de cidadão ativo nas comunidades, visando incentivar uma intervenção cívica dos cidadãos orientada por valores como justiça, igualdade, tolerância e solidariedade. Seu enfoque é capacitar os cidadãos para a participação nos diversos movimentos sociais, especialmente para o pleno exercício da democracia participativa nos conselhos municipais e nos demais espaços criados pela legislação vigente para o exercício da democracia participativa, primando pela garantia dos direitos de cidadania e de inclusão social.

Faça o download do Estatuto do PMDB Mulher e do Manual de Organização do PMDB Mulher.


Manual de Organização - Regimento Interno do PMDB Mulher

O núcleo significa compromisso com nosso Regimento Interno, instrumento que estabelece os objetivos, valores, deveres e direitos, bem como as normas fundamentais e norteadoras da organização e do funcionamento do PMDB Mulher em todo o Brasil.