SILAS BRASILEIRO

Apesar do PT ter saído das urnas com a maior bancada na Câmara dos Deputados (69), o PMDB será o partido com a maior representação na Casa. O motivo dessa mudança é que sete parlamentares eleitos pelo PT assumiram secretarias estaduais e ministérios. Pelo lado petista, apenas dois suplentes serão empossados, enquanto que o PMDB vai emplacar cinco suplentes. Com isso, o partido passará a ter 67 deputados, contra 66 do PT.

Dentre os peemedebistas suplentes que assumirão uma vaga na Câmara dos Deputados, está o mineiro Silas Brasileiro. Alguns fatos marcaram a trajetória política do produtor rural e empresário. Silas foi prefeito de Patrocínio/MG entre 1989 e 1992, concluindo mandato com um índice de aprovação de 96.5%. Deputado federal por três legislaturas (1994, 1998 e 2002), assumiu em 2004 a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, cargo que exerceu até abril de 2006.

Silas Brasileiro é o sétimo representante da bancada mineira do PMDB na Câmara Federal. Dentre os que continuarão defendendo os interesses de Minas em Brasília estão Mauro Lopes, Leonardo Quintão e Saraiva Felipe. Outros três vão para seu primeiro mandato: Newton Cardoso Jr, Rodrigo Pacheco e Laudívio Carvalho.