1_pmdbminas_296.jpg.g

Na manhã desta terça-feira, 24, o prefeito Bruno Siqueira, acompanhado dos secretários de Educação, Weverton Vilas Boas, de Comunicação Social, Michael Guedes, e do vereador Nilton Militão, visitou a E.M. Núbia Pereira de Magalhães Gomes, no Bairro Santa Cruz. Muito bem recebido pela direção da unidade, pelos demais funcionários e alunos, o prefeito conheceu as instalações da instituição e conversou com alguns professores, esclarecendo questões importantes sobre o cumprimento da Lei do Piso Nacional do Magistério, a partir de 2014.

A diretora da escola, Kátia Campos, e a vice-diretora, Maria Aparecida Fernandes, apresentaram as instalações aos visitantes. A E.M. Núbia Pereira de Magalhães é o maior estabelecimento de ensino da rede municipal no que se refere ao número de alunos, possuindo 1.208 estudantes do primeiro ao nono ano do ensino fundamental e educação de jovens e adultos (EJA), além de outros mil matriculados no polo de educação a distância que funciona no local, onde são oferecidos 13 cursos diferentes.

Bruno Siqueira, o secretário de Educação e o vereador Militão percorreram salas de aula, refeitório, cozinha, biblioteca – onde foram informados sobre o acervo e os projetos de leitura e contação de histórias realizados, laboratório de informática – com 50 computadores, pátio externo – onde também é cultivada uma horta, teatro, quadra poliesportiva, sala dos professores, entre outros. Segundo a diretora, a escola funciona de domingo a domingo. “Sempre tem atividades acontecendo, seja com alunos ou com a comunidade”, informa Kátia, lembrando, ainda, que há cerca de 800 matrículas nos projetos de contraturno, como é o caso do Programa Mais Educação. Na instituição, o Mais Educação é desenvolvido por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos, como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes e informática.

Na oportunidade, Bruno Siqueira esclareceu a respeito da implantação da Lei do Piso Nacional do Magistério pela Prefeitura, a partir do próximo ano. “É fundamental valorizar o profissional do magistério. O orçamento de 2014 está sendo elaborado para atender, prioritariamente, à implantação da Lei do Piso do Magistério, que é um compromisso de campanha. Será preciso destinar entre R$ 15 e R$ 20 milhões para esta finalidade, valor que não estava previsto. Mas entendemos que isto é uma prioridade e vai ser feito”, disse o prefeito aos professores da escola.

Ao ser indagado a respeito da realização de concursos públicos para o magistério, o prefeito e o secretário de Educação explicaram que, em função da nova jornada de um terço para atividades extraclasse, está sendo necessária uma reestruturação do quadro de professores. Isto feito, novos concursos poderão ser realizados. Weverton também informou aos professores que, somente nesta gestão, a Secretaria de Educação efetivou 218 profissionais para o quadro do magistério municipal.

Continuando a visita pela escola, os convidados foram surpreendidos diversas vezes por ensaios musicais e de corais da instituição. Alunos de diversas faixas etárias se dedicavam aos números musicais para a Festa da Primavera, evento tradicional promovido pela unidade todo mês de setembro. Este ano, a festa acontece no próximo sábado, das 13 às 17 horas.

Sobre a visita desta manhã à escola, a diretora declarou que é uma valorização de tudo o que a instituição realiza em prol da comunidade. “Foi uma boa e esclarecedora conversa, é muito importante que as autoridades conheçam de perto o trabalho que é feito aqui. Foi uma manhã muito proveitosa e espero que se repita outras vezes e em breve”, ressaltou Kátia.

Assessoria de Comunicação Prefeitura de Juiz de Fora