04-01-visita-UPA-benfica-1_184536

Prefeito faz visita surpresa à UPA Zona Norte

Na manhã desta sexta-feira, 4, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte foi escolhida como cenário da primeira de uma série de visitas surpresa que o prefeito Bruno Siqueira fará aos equipamentos públicos da cidade. Acompanhado do secretário de Saúde, José Laerte Barbosa, e do vereador Antônio Aguiar, o prefeito chegou às 7h30 às instalações da unidade, reafirmando seu compromisso de participar ativamente da avaliação e busca de soluções para os problemas do município.
Inaugurada em outubro do ano passado, com foco para atendimento das especialidades de clínica médica, cirurgia, ortopedia e pediatria, a UPA Norte realiza uma média de 400 atendimentos diários. Com a proposta de garantir acolhimento mais humanizado, a unidade funciona com estrutura de complexidade intermediária entre as Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps) e as portas de urgência hospitalares, compondo uma rede organizada de Atenção às Urgências.

Durante a visita pelas instalações, o prefeito foi recepcionado pela diretora da unidade, Cristiane Fellet, e médicos que apresentaram os conceitos de atendimento, acolhimento e classificação de risco baseado no Protocolo de Manchester, que consiste em um sistema de triagem do atendimento ao usuário que classifica por cores a gravidade dos casos.
O vereador Antônio Aguiar ressaltou a iniciativa de reconhecimento in loco das ações realizadas pela Prefeitura adotada pelo prefeito. “Uma ação pró-ativa que confirma o desejo de mudança da realidade da saúde no município.”
O secretário de Saúde, José Laerte, ressaltou ter ficado surpreso positivamente com o que encontrou no local. “Uma unidade organizada, que deve seguir de exemplo para novas construções. Queremos que os usuários de outras regiões da cidade tenham acesso a um serviço de qualidade como este aqui. A organização do serviço de saúde precisa ser muito bem estruturada para que possamos reduzir as grandes demandas que tanto prejudicam o atendimento ao cidadão.”
Segundo o prefeito Bruno Siqueira, a iniciativa visa a acompanhar de perto todas as necessidades da população. “Estaremos sempre trabalhando em conjunto com toda a equipe para garantirmos que a saúde de Juiz de Fora possa ter a qualidade que a nossa população merece e tem direito”, finaliza.

http://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=36796