26634123391_04ca68de78_o

Prefeito Paulo Piau foi vencedor em duas categorias do Prêmio Prefeito Empreendedor Juscelino Kubitscheck promovido pelo Sebrae Minas. A cerimônia de anúncio dos vencedores e entrega do troféu foi realizada nesta quarta-feira, dia 27, em Belo Horizonte.

Piau foi o único prefeito entre os finalistas a ser vencedor em duas categorias trazendo para Uberaba dois troféus. É a segunda vez consecutiva que as iniciativas implantadas na cidade, que incentivam e promovem o empreendedorismo local é premiado pelo Sebrae-MG.

A premiação foi pela etapa regional da nona edição do evento. Os projetos agora representaram Uberaba na etapa Nacional do prêmio, que acontecerá no dia 10 de maio em Brasília.
“Foram muitos projetos inscritos de várias cidades mineiras e Uberaba sair vitoriosa em dois projetos, que foram analisados por equipes técnicas do Sebrae e da Fundação João Pinheiro, só prova que estamos caminhando na direção certa. Temos avançado na desburocratização dos processos o que está simplificando a vida do pequeno e micro empresário, além de termos inovado na segurança sanitária, um trabalho onde quem ganha é a população”, aponta Piau.

O Sebrae Minas recebeu mais de 200 projetos de 184 cidades inscritas, das quais foram classificados 30 cidades finalistas. Ao todo, nove projetos foram premiados entre oito cidades mineiras, sendo elas Capitólio, Curvelo, Janaúba, Ipanema, Patrocínio, São Gonçalo do Rio Abaixo, Taiobeiras e Uberaba.

A competição é realizada a cada dois anos com o intuito de estimular os gestores municipais a promoverem ações que venham a estimular o desenvolvimento das micro e pequenas empresas.
Uberaba foi vencedora na categoria Desburocratização e formalização, com o projeto de criação da Sala do Empreendedor desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. A outra categoria premiada foi a Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária, com o projeto implantado na cidade de facilitar a regularização e formalização dos pequenos empreendimentos, junto às exigências higiênicas necessárias ao comércio de alimentos.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Renato Gomes, destacou que sempre foi uma demanda do prefeito Paulo Piau de facilitar a vida do micro e pequeno empresário de Uberaba e a criação da Sala do Empreendedor tem sido um sucesso nesse trabalho de auxiliar os processos que devem ser percorridos pelas empresas dentro da prefeitura.

“Com a Sala oferecemos em um único lugar o Prefeitura Fácil, com serviço de atendimento para formalização e desburocratização, o Atendimento de Plantão com diversas entidades parceiras, o Banco do Bem com incentivos, créditos e assessorias e o Espaço de Trabalho e Formação que reúne o SINE municipal e os parceiros que ofertam cursos de capacitação. Dessa maneira tivemos a emissão de mais de 140 alvarás de MEIs; diminuição do prazo para a abertura de empresas; 961 inscrições de MEIs; formalização maciça de ambulantes; financiamento de empreendimentos e dezenas de cursos de qualificação técnica” exemplifica Gomes.

No projeto da Vigilância Sanitária foi desenvolvido um conjunto de ações que visam a desburocratizar, formalizar e capacitar os micro-empreendedores que lidam com produtos sujeitos ao controle sanitário. A iniciativa já capacitou mais de 150 trabalhadores de serviços de alimentação, criou a Lei do Selo de Inspeção Sanitária para serviços de ambulantes, aumentou em 20% os alvarás sanitários e modificou a legislação com adoção da RDC 49/2013 no código sanitário municipal. Além de que, o micro empresário ganhou atendimento diferenciado perante as exigências feitas a grandes empresas e indústrias.

O secretário de Saúde, Marco Túlio Azevedo Cury, destacou a importância de a cidade ter o seu trabalho reconhecido com esse projeto que inclusive foi parabenizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, além de mostrar a integração entre as secretarias que trabalham juntas pelo bem estar da cidade.

“Nossa iniciativa está focada no trabalho de prevenção que temos desenvolvido em todas as ações da Secretaria de Saúde. Nosso projeto da Vigilância vem para promover a saúde da população que consome os alimentos dos ambulantes e que terão a segurança de um serviço higiênico e com qualidade. Trabalhar com a prevenção é menos sofrido para a população e mais barato para o poder público o que só traz benefícios a todos”, afirma Cury.