161142

JUIZ DE FORA – 7/1/2013 – 16:08

Prefeito visita canteiro de obras do Hospital Regional da Zona Norte

O prefeito Bruno Siqueira visitou as obras do Hospital Regional de Urgência e Emergência, na Zona Norte da cidade, na manhã desta segunda-feira, 7. Acompanhado pelo secretário de Estado da Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, o secretário de Saúde, José Laerte Barbosa, subsecretários, vereadores e imprensa, o chefe do Executivo verificou a estrutura interna de obras, fazendo um levantamento das condições em que se encontram os trabalhos na unidade. Um edital para contratação de uma nova empresa para finalização da construção será publicado nas próximas semanas.

Para o prefeito Bruno Siqueira, a saúde é um dos mais graves problemas do município, por isso, “a concentração de nossos esforços é para a Atenção Primária. As UPAS (Unidades de Pronto Atendimento) e Uaps (Unidades de Atenção Primária à Saúde) precisam funcionar bem dentro de suas áreas de competência. Somente organizando o sistema de trabalho destas unidades de atendimento a população de Juiz de Fora receberá o atendimento de qualidade que tanto precisa”.

Para o secretário de Estado da Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, a situação encontrada hoje revela que a obra está bem cuidada. “Lamento que o cronograma de obras esteja atrasado há mais de um ano, mas como os recursos necessários já estão em caixa, será possível revertermos esta situação em tempo hábil.”

De acordo com secretário de Saúde, José Laerte Barbosa, um edital para contratação de nova empresa já está sendo elaborado. “Depois de passar por uma revisão, será logo publicado e a nossa expectativa é a de que dentro de três meses, o resultado final da licitação seja divulgado e as obras retomadas.”

Unidade será referência para mais de 1,6 milhão de pessoas
A obra, realizada em parceria com o Governo de Minas, está orçada em R$ 80 milhões e dará forma ao que há de mais avançado em atendimento de qualidade no sistema público de saúde de toda a região. A unidade integra o Plano de Regionalização formado pelas cidades de Juiz de Fora, Uberaba, Governador Valadares, Sete Lagoas e Divinópolis, que vai congregar a Rede de Urgência e Emergência de Minas Gerais e será referência para a macrorregião Sudeste do Estado.

A nova unidade prestará atendimento a mais de 1,6 milhão de habitantes de cem municípios de toda a região, disponibilizando nove salas de cirurgia, cinco consultórios de controle pós-operatório, 240 leitos – sendo 40 de UTI, dez semi-intensivos e 176 de enfermaria. O Hospital Regional será o núcleo central da rede de atenção a emergências, servindo de pilar para casos mais complexos, além de dar suporte a toda a rede de urgência e emergência.

O Pronto Atendimento, cuja assistência acontecerá por meio do Protocolo de Manchester, será referenciado pelas Uaps, UPAs e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), disponibilizando, além dos sete consultórios, 16 leitos de observação.

Saiba mais sobre o Hospital Regional
Concebido dentro dos critérios de edificação com sustentabilidade ambiental está projetado para contar com ambientes iluminados e ventilados naturalmente, além de prever isolamento sonoro e controle de poluentes ambientais. Características que visam à otimização dos recursos naturais, com a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design é um sistema de certificação e orientação ambiental de edificações. Criado pelo U.S. Green Building Council, é o selo de maior reconhecimento internacional e o mais utilizado em todo o mundo, inclusive no Brasil).
• Serão quatro blocos interligados por passarelas (circulação horizontal) e dispostos conforme a organização dos processos de atendimento; Todos os blocos terão um andar técnico;
• Bloco A: terá dois pavimentos onde funcionarão serviços administrativos e apoio, mais um andar técnico;
• Bloco B: com quatro pavimentos, será destinado ao ambulatório de pós-operatório e às enfermarias, além de um andar técnico;
• Blocos C e D: com dois pavimentos cada, serão destinados aos setores de diagnósticos e UTIs, emergência, centro cirúrgico e heliponto. Há também um andar técnico;
• Configuração assistencial: traumatologia, urgência e emergência clínica e cirúrgica; exames por imagens e gráficos e clínico-laboratoriais; centro cirúrgico; Central de Esterilização de Material; internação intensiva e semi-intensiva; internação geral (AVC, clínica médica e cirúrgica);
• Cerca de 1.200 servidores trabalharão na unidade, além de profissionais do Samu, Complexo Regulador, Ambulâncias e Central de Leitos Hospitalares.

*Outras informações com a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde pelos telefones 3690-7123 ou 3690-7389.

SECRETARIA DE SAÚDE
http://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?data=7/1/2013&modo=link2