1_pmdbsaladeimprensa_1308.jpg.g

Diante de um auditório lotado, o prefeito Bruno Siqueira apresentou na manhã desta quinta-feira, 28, o Plano de Saneamento Básico de Juiz de Fora. O projeto tem o objetivo de ampliar a qualidade de vida da população, garantindo o direito ao equilíbrio ambiental e a participação efetiva da comunidade nas tomadas de decisões. A equipe de trabalho é composta pelas secretarias de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SPDE), Obras (SO), Meio Ambiente (SMA), Saúde, além de Cesama e Demlurb, dentro das diretrizes da Lei Federal 11.445/07, que trata do saneamento básico no país.

Segundo o coordenador do grupo técnico executivo do PSB/JF, Heber de Souza Lima, o plano se configura como um planejamento duradouro, pensado para 20 anos. Ele depende, tanto para entender as necessidades da cidade quanto para implantar as propostas, de uma parceria entre a Prefeitura de Juiz de Fora e a população. “O primeiro passo para elaboração do plano foi apontar um diagnóstico da atual situação em que se encontra a cidade, entendendo tecnicamente o que é preciso fazer. Esse primeiro momento representa 45% do PSB. O próximo passo será ouvir a população para que ela indique suas dificuldades, já que o cidadão é quem está em contato direto com os problemas em todo o município. Só então a Prefeitura poderá criar um prognóstico, definindo as metas e objetivos do projeto”, afirmou.

Depois de pronto, o plano irá permitir a captação de verbas junto ao Governo federal, valores que a PJF não dispõe para a realização de obras de tamanha representatividade para a cidade. Conforme o prefeito Bruno Siqueira, essa parceria com a União é fundamental para avançar para o futuro: “Temos uma herança da administração passada de mais de R$ 34 milhões para quitar. Por isso, estamos totalmente empenhados em conseguir verbas em parceria com os governos estadual e federal para que os problemas que estamos vivenciando não se repitam, situações como falta de água e a possibilidade de corte dos telefones da prefeitura. Na próxima semana terei um encontro com o vice-presidente da república, Michel Temer, para tentar incluir as obras viárias da cidade no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), na intenção de concluir o quanto antes estas obras tão importantes para o desenvolvimento do município.”
Para o diretor-presidente da Cesama, André Borges, o Plano de Saneamento Básico permite prever possíveis problemas e soluções em diferentes setores. “Se hoje o abastecimento de água se encontra no limite foi por falta de planejamento. Desta forma, é necessário que alguns investimentos sejam realizados para que nós possamos atender a população satisfatoriamente.”
A população poderá manifestar suas críticas e sugestões a partir de março, quando terão início as conferências regionais. As reuniões serão realizadas em diversas localidades da cidade e anunciadas com antecedência. Além disso, já é possível enviar as ideias e recomendações pelo portal da PJF (www.pjf.mg.gov.br/planodesaneamento) e pela rede social facebook (www.facebook.com/JuizdeForaPJF). A conclusão do projeto está prevista para o segundo semestre deste ano.

Saneamento Básico

Saneamento Básico é um conjunto de serviços, infraestrutura e instalações operacionais que visam a atender as necessidades do ser humano, diminuindo ou eliminando os problemas de saúde coletiva, como abastecimento de água potável esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas, entre outros.
Juiz de Fora possui diversos órgãos que cuidam especificamente de cada componente do saneamento básico. São eles: Demlurb, Cesama e Secretaria de Obras.

* Informações com a Secretaria de Comunicação pelo telefone 3690-7245 ou 3690-8597.
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO