28-09 Presidente da ALMG é homenageado

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais – ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB), foi um dos agraciados com a Medalha do Mérito Tenente-coronel João Batista de Assis, em evento que reuniu bombeiros e militares da ativa e da reserva, na Academia de Bombeiros Militar de Minas Gerais, na última segunda-feira (26).

A medalha comemora o Dia do Bombeiro Militar da Reserva e Reformado. Durante a solenidade, o comandante-geral dos Bombeiros Militares, coronel BM Cláudio Roberto de Souza, lembrou o legado de coragem e altruísmo da corporação que atendeu, em 2016, mais de 300 mil chamados em Minas.

A medalha foi criada em 2007 para homenagear personalidades e instituições que tenham prestado serviços considerados relevantes para a União dos Militares e para o Corpo de Bombeiros Militar.

João Batista de Assis foi um militar mineiro, nascido em Visconde do Rio Branco (Zona da Mata), que ingressou na corporação em 1936. Em 1961, sofreu um acidente em decorrência do incêndio no edifício Arcângelo Maletta, no centro de Belo Horizonte. Caiu de uma altura de 12 metros e faleceu logo depois. João de Assis era major, mas foi promovido após sua morte, ao posto de tenente-coronel por ato de destemor e bravura.