presidente-dialogo

O ano que termina foi marcado por disputas políticas e crise econômica em âmbito nacional, mas apesar de tudo Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) conseguiu concluir os trabalhos de forma positiva considerando a agenda que tratou de temas relevantes como a reforma administrativa do Estado, orçamento, Planos Estaduais de Educação e Cultura entre outros.

Segundo o presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB), a Casa finaliza os trabalhos com 100% dos compromissos cumpridos. Questionado sobre as crises econômica e política que assolam o país, o presidente reiterou que o Brasil e o mundo passam por momentos difíceis e desentendimentos acontecem por causa das diferenças. No caso do parlamento mineiro, ele fez questão de ressaltar que apesar das diferenças, há diálogo e existe unidade em torno de Minas Gerais. “E eu vou fazer de tudo para que a harmonia prevaleça no próximo ano”, afirmou.

A permanência e o agravamento da crise financeira tornaram necessária a intervenção do Legislativo, que confirmou, no Plenário, o Decreto 47.101 de 2016. De autoria do governador, o decreto declara situação de calamidade financeira no Estado. A medida suspende alguns condicionamentos legais, a fim de garantir a capacidade do governo de manter os serviços públicos essenciais a de pagar os salários dos servidores e os benefícios dos inativos.