1_pmdb_970.jpg.g

Valorização e Direitos na Semana da Mulher

Na semana de comemoração ao Dia Internacional da Mulher os deputados federais colocaram em pauta de votação propostas definidas como prioritárias pela bancada feminina. Temas que repercutem diretamente na saúde da mulher como licença maternidade, mercado de trabalho e agressões física e psicológica devem ser abordados pelos parlamentares.

A ampliação da licença-maternidade de 120 para 180 dias às mulheres gestantes ou adotantes é um dos assuntos que devem ganhar destaque. Atualmente, a licença maternidade já pode ser estendida para seis meses no caso das empresas que aderirem ao Programa Empresa Cidadã.

Outro projeto considerado prioritário pela bancada feminina é o que transforma em lei o atendimento imediato e multidisciplinar das mulheres que sofrem agressões: diagnóstico e tratamento das lesões físicas no aparelho genital e nas demais áreas afetadas; amparo médico, psicológico e social; e encaminhamento ao Instituto Médico Legal (IML) de informações úteis à identificação do agressor.

O deputado federal Leonardo Quintão (PMDB-MG) destaca a importância simbólica da data. “Precisamos aprovar essas leis como um gesto de valorização da mulher”, afirma o parlamentar.

Assessoria de Comunicação Deputado Federal Leonardo Quintão (PMDB-MG)