2018-03-28-PHOTO-00000093

Incluir o leste de Minas na área de abrangência da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste – Sudene. Esta é uma das pautas defendidas pela deputada Celise Laviola (MDB). A parlamentar tem ressaltado a importância de inclusão dos municípios da região para que recebam atenção especial do governo federal por meio da Sudene.
Na última sexta-feira (23), Celise esteve na cidade de Mendes Pimentel, em uma reunião que discutiu a importância da aprovação do Projeto de Lei que tramita no Congresso Nacional e que prevê a inclusão de 81 municípios mineiros na área atendida pela Sudene.

A parlamentar acredita que a inclusão pode favorecer o desenvolvimento da região, que possui um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano do estado. “A possibilidade de inclusão desta região na área de abrangência da Sudene denota seu crescente potencial de desenvolvimento. As potencialidades econômicas da região que se voltam para a produção de leite e derivados bem como para a pesca e o artesanato, representam aquilo que possuem de melhor”, disse.

Sudene

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste promove o desenvolvimento e a integração da base produtiva regional com linhas de financiamentos especiais e mecanismos de fomento de linhas de crédito para áreas climaticamente comprometidas. Hoje, os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba. Pernambuco, Piauí, Sergipe fazem parte da área de abrangência da Superintendência.

Senso

Dados do último censo realizado pelo instituto brasileiro de geografia e estatística – IBGE – mostram a importância
de combater a pobreza e prover o desenvolvimento dessa região. Segundo a pesquisa, 37% dos domicílios localizados no Vale do Rio Doce possuem renda per capita de meio salário mínimo. Na mesma região, 17% das famílias vivem com menos de meio salário mínimo. Ainda neste cenário, 4,67% da população que possui casa própria tem renda mensal per capita média de R$ 70.

Celise afirma que a situação da região merece atenção. “Muito nos preocupa a situação do vale do rio doce, onde a desigualdade social e a pobreza limitam o crescimento dos municípios. O acesso a serviços básicos como fornecimento de água e energia elétrica, que deveriam ser universalizados, ainda não é realidade para todos. Embora 99% da população do vale tenha acesso à energia elétrica, somente 77% têm água encanada e tratada em casa, o que denota a existência de uma faixa populacional carente e sujeita a doenças características da falta de saneamento”, completou.

Conexão

O distrito de Macedônia, localizado em Divino das Laranjeiras, município da região leste de Minas está, agora, sem limites para o mundo. A localidade recebeu, na última sexta-feira (23) uma torre de celular que proporcionará maior qualidade de conexão para os moradores. Além disso, a distrito recebeu ponto de Wi-fi gratuito. A deputada Celise Laviola participou do evento que reuniu prefeitos, vereadores, e a comunidade.